Igreja de São Bento, em João Pessoa: construção é destaque nacional

Igreja de São Bento
Crédito da Foto: Prefeitura de João Pessoa

Sérgio Botêlho – A Igreja de São Bento, na capital paraibana, foi inicialmente construída em homenagem a Nossa Senhora de Montserrat, invocação de Maria que, segundo a lenda, foi esculpida por São Lucas, em 50 d.C. Estudos científicos, contudo, datam a imagem como sendo do Século XII.

Atualmente, a imagem da Virgem Negra de Montserrat, está no Mosteiro de Montserrat, no município de Monistrol de Montserrat, na província de Barcelona, na Catalunha, na Espanha. É conhecida popularmente como La Moreneta (“A Morena”).

Pois bem. A atual Igreja de São Bento foi construída pelos beneditinos que chegaram à Filipéia de Nossa Senhora das Neves em 1590, pouco tempo depois da fundação da Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, ocorrida em 1585.

Construções

Primeiro, houve a construção do mosteiro, no início do Século XVII. Contudo, a igreja, que continua abrigando a celebração de missas, especialmente de missas cantadas, e outras liturgias católicas, somente foi construída no Século XVIII.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Segundo descreve o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “data de 1585 a construção da primeira igreja. A atual, do século XX, teve suas obras iniciadas em 1721, por Frei Cipriano da Conceição. Em 1739, estavam concluídas a capela-mor, ladrilhamento, retábulo e trono. As obras prosseguiram e, em 1749, foi celebrada a primeira missa. Passou por reformas em 1811, feitas por frei João de Santa Rita, ampliando o pavimento da capela-mor e outros reparos”. A intervenção mais recente data de 1995.

Naturalmente, tombada, os especialistas consideram a obra como “um dos monumentos mais importantes do país, em função de seu estilo e de sua época”. Além de ofícios religiosos, a Igreja de São Bento também é utilizada para concertos.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Fontes:

Igreja e Mosteiro de São Bento

http://www.de.ufpb.br/~ronei/JoaoPessoa/sbento.htm

Mosteiro de São Bento

https://www.pbtur.com.br/node/10814

Virgem de Montserrat

https://pt.wikipedia.org/wiki/Virgem_de_Montserrat

Mosteiro de São Bento

http://www.ipatrimonio.org/joao-pessoa-igreja-de-sao-bento/#!/map=38329&loc=-7.11654300000001,-34.88483,17 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.