Turismo religioso: a festa e a romaria de Nossa Senhora da Guia

No município de Lucena tem a tradicional e concorrida festa de Nossa Senhora da Guia, há mais de um século realizada no distrito de Costinha.

Sérgio Botêlho – Na Paraíba, em meio às dezenas de festas religiosas por todo o estado – muitas delas que estão sendo abordadas no Para Onde Ir -, no município de Lucena tem a tradicional e concorrida festa de Nossa Senhora da Guia, há mais de um século realizada no distrito de Costinha.

A santa, protetora dos navegantes, é uma das muitas representações de Nossa Senhora, mãe de Jesus, sendo bastante cultuada em Portugal, desde o período dos grandes descobrimentos, entre eles, o do Brasil.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Assim, no final do Século XVI foi construída pelos carmelitas portugueses a Igreja de Nossa Senhora da Guia, no atual município de Lucena, na Paraíba. Inicialmente, uma simples capela, ela fica em um alto da geografia local com visão perfeita para a foz do Rio Paraíba. Da igreja era possível avistar todas as embarcações que chegavam à Capitania da Paraíba, sendo, portanto, estratégica.

Festa da Guia

As homenagens a Nossa Senhora da Guia geralmente ocorrem no mês de agosto. Contudo, em Lucena, a festa dedicada à santa, conhecida mais popularmente como Festa da Guia, acontece há mais de 100 anos, e é realizada em dezembro.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Em 1962, os cineastas João Ramiro Mello e Wladimir Carvalho, registraram em histórica produção do cinema paraibano, ainda hoje festejada, o documentário Romeiros da Guia, mostrando a romaria que partia de Ponta de Matos, em Cabedelo, até as ruínas da igreja, em Lucena.

Com a romaria, então, aconteciam as festividades em Lucena, na chamada parte profana do evento, com muito coco de roda e outros folguedos e manifestações folclóricas de cunho afro-brasileiras.

Praia de Costinha, onde natureza e história propiciam atrativos singulares. ACESSE CLICANDO AQUI

A partir dos anos 90, passou a existir uma caminhada de 10 quilômetros, em 12 de outubro, realizada sob o comando da Arquidiocese da Paraíba, que parte da Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino, no Centro de Lucena, até o Santuário da Guia, no alto. 

Ano inteiro

No entanto, durante todos os dias do ano, o Santuário da Guia é visitado tanto por devotos como por turistas em geral, uma vez que se constitui num dos mais marcantes monumentos religiosos do país, com suas características únicas, dentro do chamado barroco tropical.

Vídeos:

Romeiros da Guia – 1962 – Wladimir Carvalho e João Ramiro Mello

https://www.youtube.com/watch?v=wQrmVKPlZAA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.