Fundação Casa de José Américo festeja aniversário

Nos 41 anos da Fundação Casa de José Américo, instituição programou intenso calendário de comemorações pela data

As comemorações alusivas aos 41 anos de criação da Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, começam nesta sexta-feira (10), com uma série de atividades, durante todo o dia, e prosseguem no decorrer de 2022. A Fundação foi criada pela Lei 4.195, de 10 de dezembro de 1980, e inaugurada em janeiro de 1982.

Na manhã desta sexta, às 10h, haverá a reunião do Conselho Deliberativo da FCJA, com uma pauta contemplando diversos pontos, entre eles: avanços e conquistas da Fundação e apresentação do novo Portal.

À tarde, às 15h, haverá a entrega das medalhas e diplomas a servidores mais antigos, ex-presidentes e colaboradores, apresentação do E-book, com reunião de textos publicados na coluna semanal “Janelas da História”, no jornal A União. Por fim, haverá um chá de confraternização da diretoria e funcionários, com a participação da atração musical com o dueto Rivaldo Dias e Adriana Ismael, ao sax e violão.

Para o presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura, comemorar os 41 anos da criação da instituição significa “celebrar os avanços que a instituição conseguiu neste ano, mesmo com a pandemia e dificuldades gerais, mas está garantindo e assegurando seu papel de pesquisa e difusão do conhecimento, tanto em torno do patrono José Américo, quanto da cultura paraibana”.

Situada na Avenida Cabo Branco, próxima ao ponto mais oriental das Américas, a Fundação Casa de José Américo destaca-se como um importante centro histórico, artístico-cultural e de lazer. Foi naquela casa, hoje Museu, que José Américo de Almeida viveu seus últimos anos de vida. Hoje transformada em Fundação, reúne diversos atrativos para atender aos visitantes e pesquisadores, como o Museu, que preserva sua originalidade, o Mausoléu, o Arquivo dos governadores, Hemeroteca e Biblioteca.

You may also like

Posted in Sem categoriaTagged

Comente