Cantata de Natal ocupa shoppings e lojas de João Pessoa

Promovida pela Fecomércio, alunos do Sesc, junto com a Orquestra Sesc-Senac Paraíba surpreendem com a Cantata de Natal

A magia do Natal já invadiu as ruas e as principais avenidas da capital paraibana, e a Fecomércio-PB está presente nas comemorações natalinas com a apresentação dos corais formados por alunos da Escola Sesc Dom Ulrico e idosos do Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc Paraíba, acompanhados pela Orquestra Sesc Senac Paraíba. A iniciativa acontece através do projeto Cantata de Natal que, desde 2019, vem encantando a população com suas apresentações.

O início das apresentações aconteceu no dia 30 de novembro, no hall de entrada da sede da Fecomércio-PB, com a primeira Cantata de Natal. As performances seguem durante o mês de dezembro por shoppings, lojas e em outros espaços públicos da cidade.

A Orquestra Sesc Senac Paraíba e os corais são formados por mais de cinquenta músicos, entre eles professores e alunos da Escola Sesc Dom Ulrico, que tem a música como parte da grade curricular na instituição e a melhor idade integrante do TSI. O objetivo das apresentações é levar o encanto do Natal, por meio das canções natalinas, para as famílias dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e para toda a população pessoense.

O que é a cantata

Cantata (do italiano “cantata”, particípio passado substantivado de “cantare”) é um tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental, às vezes também com coro, de inspiração religiosa ou profana, contendo normalmente mais de um movimento e cujo texto, em vez de ser historiado, descrevendo um fato dramático qualquer, é lírico, descrevendo uma situação psicológica.

Este gênero foi muito explorado, no período barroco, por compositores tais como Johann Sebastian Bach, que escreveu mais de duzentas cantatas, muitas delas com trechos famosos, como é o caso do coral Jesus Bleibet Meine Freude, tradução livre: Jesus permanece minha alegria, ou (Jesus, alegria dos homens), BWV 147.

Cantata de Natal

As cantatas natalinas, em especial, apresentam trechos referentes ao nascimento do menino Jesus e têm como objetivo resgatar o verdadeiro significado do Natal.

You may also like

Comente