Uma Paraíba de muitas festas religiosas e profanas

A Paraíba é pródiga em festas religiosas espalhadas pelos municípios do estado

Festas religiosas - Romaria da Guia
Romaria da Guia – Crédito da foto: Prefeitura de Lucena

Sérgio Botêlho – A Paraíba é pródiga em festas religiosas espalhadas pelos municípios do estado. Afinal de contas, todas as cidades paraibanas têm o seu santo ou santa de proteção, legado cristão-católico que ganhou mais ênfase a partir da Idade Média. Embora haja referência bíblica.

A maioria dessas efemérides religiosas – muitas delas, inclusive, marcando o aniversário do município – tem sua parte profana, ou seja, de lazer e divertimento, ao lado das solenidades propriamente religiosas. Assim, enquanto as novenas se desenrolam, o povo festeja da melhor forma. 

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Com a vinda dos africanos para o Brasil, submetidos à escravidão, houve significativa mistura de crenças: as trazidas pelos negros e as cultuadas pelos brancos portugueses, justamente o catolicismo. Daí, o fenômeno do sincretismo religioso, com o surgimento de novas festas dedicadas ao sagrado baseadas nessa mistura. Na verdade, fruto da resistência africana em aderir à imposição branca.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Atração

Desde o aparecimento, essas festas religiosas, no Brasil e alhures, sempre atraíram grande número de pessoas, ou crentes ou apenas sôfregas por divertimento. No caso, uma característica não apenas das festas católicas pós Idade Média. Festivais romanos e gregos dedicados aos deuses se constituíam em ruidosas e demoradas festas religiosas e profanas no mundo antigo.

Praia do Holandês, em Lucena, e seus lençóis d’água na maré baixa. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Turismo religioso

Essas festividades, mais modernamente, não escaparam do enquadramento na cada vez mais profissional indústria do turismo, a movimentar trilhões de dólares anualmente, em escala internacional. Trata-se do chamado turismo religioso que detém parcela bastante significativa do total de recursos gerados pelo setor.

Brasil

No Brasil, os destinos de turismo religioso mais procurados, na ordem das centenas de milhares de pessoas, são o Círio de Nazaré, em Belém do Pará; as visitas, romarias e peregrinações a Juazeiro do Norte, no Ceará, onde está sepultado o Padre Cícero; as visitas, romarias e peregrinações ao Santuário de Aparecida, em Aparecida, no estado de São Paulo; o espetáculo da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, no estado de Pernambuco; e a Festa do Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade, em Goiás.

Paraíba

Na Paraíba, as festas religiosas mais populares, no plano estadual, são o Maior São João do Mundo, em Campina Grande; a Festa de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa; a Procissão da Penha, em João Pessoa; a Festa de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira; a festa de Iemanjá-Nossa Senhora da Conceição, em João Pessoa; as romarias e peregrinações ao Santuário de Frei Damião, em Guarabira; as romarias e peregrinações à Cruz da Menina, em Patos; a Festa do Rosário, em Pombal; a Romaria à Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena; entre outras.

Para Onde Ir

Sobre as dezenas de festas religiosas, na Paraíba, é que o Para Onde Ir vai tratar, a partir de hoje. Depois de relatos importantes feitos pelo site sobre as belas e paradisíacas praias que ornamentam o litoral paraibano. Vamos nessa!

Fontes:

Para que servem os Padroeiros? Por professor Felipe Aquino

https://cleofas.com.br/para-que-servem-os-padroeiros/

Como eram organizados os festivais religiosos na Grécia Antiga

https://brainly.com.br/tarefa/875188#:~:text=Os%20festivais%20religiosos%20na%20Gr%C3%A9cia%20Antiga%20eram%20organizados%20para%20celebrar,religiosos%20gregos%20eram%20as%20Panateneias.

Lista de festivais de Roma Antiga

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_festivais_da_Roma_Antiga

Turismo religioso no Brasil e no mundo; 11 rotas para peregrinação

https://www.passagenspromo.com.br/blog/turismo-religioso/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.