Festa do Senhor do Bonfim, em Pitimbu: tradição, animação e fé

Festa do Nosso Senhor do Bonfim - Pitimbu
Festa do Senhor do Bonfim – Crédito: Youtube

Sérgio Botêlho – Um dos principais eventos dedicados a padroeiros do litoral paraibano é a Festa de Nosso Senhor do Bonfim, na cidade de Pitimbu. O evento tem seu auge no dia 25 de janeiro, embora a parte profana dure ao menos três dias de intensa programação.

Templo do Senhor do Bonfim pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, que fica no distrito de Taquara, na grande Pitimbu. A procissão dedicada ao padroeiro é seguida por milhares de pessoas, pelas ruas da cidade, encerrando com uma missa campal.

Não apenas pelo lado religioso, mas também pelo seu caráter profano, a Festa do Senhor do Bonfim é ansiosamente esperada pela população da cidade tendo em vista, no caso do lado profano, o resultado material, no que tange à geração de emprego e renda à população local.

Cultura local

Assim como ocorre com a Festa do Senhor do Bonfim, na Bahia, por exemplo, durante as festividades do padroeiro de Pitimbu é comum a manifestação de liturgias de origem afro-brasileiras, dentro do sincretismo religioso que marca a história do Brasil.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Aliás, em Pitimbu há uma forte tradição quilombola com grupos folclóricos bastante ativos. Esses grupos, que têm atuação permanente, costumam se apresentar durante as festividades do Senhor do Bonfim, empolgando o público local e de passagem.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Para as festividades do padroeiro pitimbuense, acorre gente tanto do Grande Recife como também da Grande João Pessoa, devido à proximidade da praia com esses dois entre os principais centros urbanos nordestinos.

Festão

Além das apresentações locais, que emprestam um caráter singular à festa de Pitimbu, a prefeitura costuma contratar artistas de fora, de forte apelo popular, fazendo da festa um grande sucesso em termos de animação e de público.

Como se não bastasse, tem, ainda, as deliciosas águas das praias do município, sempre mornas e tranquilas, para transformar o evento numa verdadeira saudação à vida e ao prazer.

Sem dúvida, a Festa do Senhor Bonfim, em Pitimbu, é uma das mais animadas de todo o litoral paraibano.

Vídeos:

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.