• 55 61 982648031
  • sergiobotelho@paraondeir.blog

Festa do Bom Jesus: sempre um momento grandioso em Mataraca

Igreja Senhor Bom Jesus - Mataraca

Festa do Bom Jesus: sempre um momento grandioso em Mataraca

Igreja Senhor Bom Jesus - Mataraca

Igreja Senhor Bom Jesus – Mataraca – Página da Paróquia no Facebook

Sérgio Botêlho – Além de praias, falésias, lagoas e manguezais com seus deliciosos maceiós e frutos do mar, Mataraca tem muita festa. Uma delas acontece no mês de dezembro, entre os dias 23 e 31, celebrando o padroeiro do município, Senhor Bom Jesus.

Nas Águas dos Potiguaras - ebook - praias de João Pessoa e Cabedelo, no litoral paraibano. Deixe o email e FAÇA O DOWNLOAD.

A devoção à invocação de Cristo é uma tradição em todos os países de língua portuguesa. Segundo revela o Arautos.org, “somente no Brasil, ele é o Titular de mais de 200 igrejas, algumas delas basílicas ou santuários nacionalmente famosos, como a do Bom Jesus da Lapa, Bahia, e a do Bom Jesus de Pirapora, São Paulo”.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Com data do século XIV há, na cidade de Braga, em Portugal, uma das mais belas manifestações da arte barroca, rococó e neoclássica. O conjunto do Bom Jesus do Monte é destino de romarias desde os primeiros tempos de sua existência.

A festa

A festa em louvor ao padroeiro, em Mataraca, inclui as partes religiosa e profana. Na parte religiosa há uma novena, bastante concorrida, com ofícios religiosos, Terço da Misericórdia, celebrações eucarísticas.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Na parte profana, barracas e parques de diversões enfeitam os arredores da Igreja, atraindo não apenas a população de Mataraca como de municípios vizinhos, inclusive do Rio Grande do Norte.

A paróquia

A Paróquia abrange a cidade de Mataraca e parte dos municípios de Rio tinto e Mamanguape. Daí a atração que exerce sobre os paroquianos que residem fora de Mataraca.

As queimas de fogos fazem parte da tradicional festa transformando-se em momentos de grande emoção. A paróquia, a prefeitura, a Arquidiocese e os grupos religiosos se encarregam do brilhantismo das festividades do Senhor Bom Jesus.

FONTES:

Mataraca-PB

https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/PB/596/mataraca

Uma devoção de toda a Igreja

https://www.arautos.org/secoes/artigos/arte-e-cultura/tesouros-da-igreja/o-senhor-bom-jesus-uma-devocao-de-toda-a-igreja-140439

A nossa história

https://bomjesus.pt/bom-jesus/historia/

Paróquia – Mataraca

https://www.facebook.com/pages/category/Community/Par%C3%B3quia-Senhor-Bom-Jesus-443580692419834/ 

Related Posts
Além do padroeiro, Bom Jesus, Mataraca celebra São Sebastião
Não é somente na festa dedicada ao padroeiro Senhor Bom Jesus que se restringe o calendário religioso do município de Mataraca, no extremo Norte do litoral paraibano, na divisa com ...
READ MORE
Além do padroeiro, Bom Jesus, Mataraca celebra São

Sérgio Botêlho

Jornalista

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Ajuda?
Olá!
Mande as ordens!
%d blogueiros gostam disto: