
Sérgio Botêlho – Além de praias, falésias, lagoas e manguezais com seus deliciosos maceiós e frutos do mar, Mataraca tem muita festa. Uma delas acontece no mês de dezembro, entre os dias 23 e 31, celebrando o padroeiro do município, Senhor Bom Jesus.
A devoção à invocação de Cristo é uma tradição em todos os países de língua portuguesa. Segundo revela o Arautos.org, “somente no Brasil, ele é o Titular de mais de 200 igrejas, algumas delas basílicas ou santuários nacionalmente famosos, como a do Bom Jesus da Lapa, Bahia, e a do Bom Jesus de Pirapora, São Paulo”.
JOÃO PESSOA E SUAS HISTÓRIASCom data do século XIV há, na cidade de Braga, em Portugal, uma das mais belas manifestações da arte barroca, rococó e neoclássica. O conjunto do Bom Jesus do Monte é destino de romarias desde os primeiros tempos de sua existência.
A festa
A festa em louvor ao padroeiro, em Mataraca, inclui as partes religiosa e profana. Na parte religiosa há uma novena, bastante concorrida, com ofícios religiosos, Terço da Misericórdia, celebrações eucarísticas.
Destaques da grande mídia impressaNa parte profana, barracas e parques de diversões enfeitam os arredores da Igreja, atraindo não apenas a população de Mataraca como de municípios vizinhos, inclusive do Rio Grande do Norte.
A paróquia
A Paróquia abrange a cidade de Mataraca e parte dos municípios de Rio tinto e Mamanguape. Daí a atração que exerce sobre os paroquianos que residem fora de Mataraca.
As queimas de fogos fazem parte da tradicional festa transformando-se em momentos de grande emoção. A paróquia, a prefeitura, a Arquidiocese e os grupos religiosos se encarregam do brilhantismo das festividades do Senhor Bom Jesus.
FONTES:
Mataraca-PB
https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/PB/596/mataraca
Uma devoção de toda a Igreja
A nossa história
https://bomjesus.pt/bom-jesus/historia/
Paróquia – Mataraca
https://www.facebook.com/pages/category/Community/Par%C3%B3quia-Senhor-Bom-Jesus-443580692419834/