Como surgiram as feiras livres paulistanas: São Paulo e suas histórias

Como surgiram as feiras livres paulistanas que hoje chegam a um número perto de 1000 e mobilizam comerciantes, poder público e consumidores em toda a capital paulista (Sérgio Botêlho)

Feira Livre - São Paulo
Feira Livre – São Paulo (Crédito da foto: Sérgio Botêlho)

De acordo com os registros oficiais da Prefeitura de São Paulo, a primeira feira livre paulistana funcionou em 1687 devidamente autorizada pelo poder público para venda de “gêneros de terra, hortaliça e peixe, no Terreiro da Misericórdia”. HISTÓRIAS DE SÃO PAULO

Contudo, a primeira Feira Livre oficial, em 1914, ainda de acordo com a prefeitura paulistana, tendo sido realizada a título de experiência, contou com a presença de 26 feirantes e teve lugar no Largo General Osório. A segunda realizou-se no Largo do Arouche, com 116 feirantes, e a terceira foi no Largo Morais de Barros.

Em 1915, elas somavam um total de 7 feiras, sendo duas no Arouche, duas no Largo General Osório e as demais no Largo Morais de Barros, Largo São Paulo e na Rua São Domingos, registra o site oficial da Prefeitura de São Paulo.

Hoje em dia, segundo as informações da prefeitura da capital paulista, há 942 feiras livres funcionando nos diversos bairros paulistanos, em sintonia fina com o comando municipal, com horário estabelecido entre as 7hs30min e 13horas.

Porém, desde que as populações se aglomeraram e se adensaram em moradias, pelo mundo afora, passou a ter lugar a venda de produtos de consumo do dia a dia, por meio de feiras livres. Nesse particular, foi na Idade Média, especialmente no aparecimento da burguesia, quando o comércio se expandiu nos burgos, que as feiras livres ganharam mais ou menos a dimensão que têm no mundo contemporâneo.

A feira livre é normalmente o local onde os pequenos e médios produtores do campo buscam comercializar seus produtos, numa relação direta entre produção e consumo. Nesse sentido, apesar da existência dos mercadinhos e supermercados cada vez em maior número, nas cidades, a feira livre termina cumprindo um papel singular no comércio de bens de primeira necessidade a preços mais baratos, sendo a cidade de São Paulo, nesse particular, exemplo que vem sendo copiado por outros municípios brasileiros de médio e grande porte.

 

 

You may also like

Comente