Cai participação de industrializados na pauta de exportação brasileira

Confiança da Indústria cai; Brasil de olho nos Jogos Olímpicos de Inverno, na China; Micro e pequenas empresas lideram empregos no Brasil

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 45, de 05.02.2021

Cai participação de industrializados na pauta de exportação brasileira

Com a crise desencadeada pela pandemia de Covid-19, a participação dos produtos industrializados na pauta de exportação brasileira registrou em 2020 o pior resultado em 44 anos. Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que esse índice foi de 43% em 2020, o menor desde 1977. Naquele ano, ele foi de 41%.

Cai participação de industrializados II

O resultado do ano passado ficou 8,6 pontos percentuais abaixo da média registrada na última década. Os números mostram que, na média, os produtos industrializados representaram 51,6% da pauta de exportação entre 2010 a 2019. Na década de 2000, esse percentual era próximo a 70%. No levantamento, os industrializados incluem tanto produtos manufaturados quanto semimanufaturados.

Confiança da Indústria cai em janeiro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 2,2 pontos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, em meio ao cenário de incerteza e com o fim das medidas emergenciais do governo de apoio às empresas e às famílias. Ainda assim, o índice se mantém acima e distante da linha divisória de 50 pontos, indicando que os empresários da indústria seguem confiantes.

Brasil de olho nos Jogos Olímpicos de Inverno, na China

Daqui a exatamente um ano, o Time Brasil estará na China iniciando sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. O evento promete ser histórico, pois pela primeira vez uma cidade que já abrigou a edição de verão (2008) sediará também os Jogos de Inverno, entre os dias 4 e 20 de fevereiro.

Micro e pequenas empresas lideram geração de empregos no Brasil

As micro e pequenas empresas brasileiras foram as maiores responsáveis por manter o saldo positivo na geração de empregos no Brasil. Enquanto os pequenos negócios criaram 293,2 mil novos postos, as médias e grandes empresas extinguiram cerca de 193,6 mil vagas de emprego, no ano passado.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 04, em baixa de -0,39%, a 119.261 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 1,45%, a R$ 5,45.

You may also like

Leave a Reply