Euro: anatomia de uma moeda e sua importância no mundo

Euro é a moeda que passou a ser comum à Unidade Europeia a partir do dia 1º de janeiro de 1999. Dessa forma, os países membros da UE atendiam ao que ficou determinado pelo Regulamento 974/98. O documento havia sido assinado pelo Conselho Europeu em 3 de Maio de 1998.

Os países que adotaram a moeda inicialmente foram 11. A saber, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal e Finlândia. Então, a partir de 1º de janeiro de 1999 esses países substituíram suas moedas nacionais.

Foram autorizados a não adotar

Membros da Comunidade Europeia desde o início, Dinamarca e Reino Unido foram autorizados a manterem suas moedas originais. Dessa forma, preferiram assegurar a independência de seus bancos centrais.

Na primeira fase, a nova moeda era utilizada nas relações comerciais e financeiras. Assim, não havia propriamente a circulação da moeda, porém, de forma restrita pelos bancos e bolsas de valores.

Circulação

Portanto, somente a partir de 1º de janeiro de 2002 é que a moeda começou a circular, verdadeiramente. Conforme o quadro atual, 19 países figuram na chamada zona do euro. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.

Os países que pertencem à Comunidade Europeia, mas que não aderiram ao euro, são nove. A saber: Bulgária, Chéquia, Croácia, Hungria, Polónia, Roménia, Suécia e Dinamarca. Contudo, pelas regras atuais, para aderir à Comunidade Europeia o país tem de adotar o euro.

Brexit

O Reino Unido, que nunca adotou a moeda comum europeia, decidiu, em 2016, também deixar a comunidade. Contudo, é um processo ainda em curso com desfecho previsto para 31 de janeiro deste ano de 2020.

Segunda moeda de maior circulação no mundo

O euro se constitui, hoje, na segunda moeda mais utilizada do mundo. Segundo os números, a moeda comum europeia é usada por 341 milhões de pessoas. Os meios de compra da Internet registram forte circulação da unidade monetéria referida.  A moeda tem, ainda, expressiva importância no turismo internacional.

Fontes

https://europa.eu/european-union/about-eu/euro/euro-official-currency-euro-area_pt

https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/HTML/?uri=CELEX:31998R0974&from=EN

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-inglaterra-nao-aderiu-ao-euro/

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/euro-5.htm

Memórias

Assim, o euro passa a fazer parte das Memórias do Para Onde Ir

(Sérgio Botêlho)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.