Estuário do Mucatu: um espetáculo de encontro do rio com o mar

No Litoral Sul da Paraíba, em Pitimbu, belo como ele só, tem o Estuário do Mucatu, que faz um bem danado ao corpo e ao espírito

No Litoral Sul da Paraíba, espetacular em toda a sua extensão, há um ponto de convergência quanto se trata de amar: o Estuário do Mucatu. Entre banhos de mar e de rio, de água salgada e doce, esbaldam-se todos.

Há de cara um contraste estupendo que marcam a Praia Bela e o Rio Mucatu. A praia, rebelde e de fortes ondas, passa o dia inteiro entre avanços e recuos com as águas tranquilas e dóceis do rio Mucatu.

O maior prazer dos frequentadores é ficar por ali mesmo, naquele encontro natural de milhares de anos, que um dia foi paraíso dos índios potiguaras e, na sequência, dos índios Tabajaras, que passaram a habitar suas redondezas.

O espaço natural agrupa-se no extenso litoral do município de Pitimbu, senhor e dono de praias as mais belas entre as que ficam no litoral paraibano, como um todo, e repositório de largas e inesquecíveis passagens da história paraibana.

Ali mesmo, no encontro de rio e mar, o freguês daquela exuberante natureza pode desfrutar dos pratos mais incríveis – em ótimos bares e quiosques -, especialmente os que são feitos à base de frutos do mar, onde caboclos se misturam com chefs mais letrados para cozinhar delícias.

Rio Mucatu

Além do mais, o estuário oferece modernidades adoradas por crianças e adultos, em geral, tais quais passeios com quadriciclo, tirolesa sobre o rio e caiaque. Mirantes, como o das Árvores Tortas de onde se aprecia o Som das Falésias a partir dos paredões avermelhados.

Praia Bela

A Praia Bela é tudo de bom, do banho à prática de esportes náuticos, por se constituir num espetacular mar aberto, com ondas fortes e bem compridas por sobre a areia, nos momentos de maré alta.

Portanto, não deixe de visitar o Estuário do Mucatu, em Pitimbu, que já se tornou local de encontro preferido tanto de paraibanos como dos vizinhos pernambucanos, que adoram o litoral sul da Paraíba. 

 

You may also like

Leave a Reply