1 de agosto: Dia Nacional do Vitiligo

A razão para que 1 de agosto seja marcado como dia do Vitiligo é o de aumentar a conscientização, apoiar, educar e combater o preconceito a respeito da doença

A doença é caracterizada por lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, diminuição da cor, com manchas brancas de tamanho variável na pele.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença. O vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos a saúde física, no entanto, as lesões provocadas impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente. Nesses casos, o acompanhamento psicológico pode ser recomendado.

Sintomas:

A maioria dos pacientes de vitiligo não manifesta qualquer sintoma além do surgimento de manchas brancas na pele. Entretanto, em alguns casos, os pacientes relatam sentir sensibilidade e dor na área afetada. A maior preocupação dos dermatologistas são os sintomas emocionais que os pacientes podem desenvolver em decorrência da doença. Por isso, em alguns casos, recomenda-se o acompanhamento psicológico, que pode ter efeitos bastante positivos nos resultados do tratamento.

Tipos:

Segmentar ou Unilateral: manifesta-se apenas em uma parte do corpo, normalmente quando o paciente ainda é jovem. Pelos e cabelos também podem perder a coloração.

Não segmentar ou bilateral: é o tipo mais comum; manifesta-se nos dois lados do corpo, por exemplo, duas mãos, dois pés, dois joelhos. Em geral, as manchas surgem inicialmente em extremidades como mãos, pés, nariz, boca. Há ciclos de perda de cor e épocas em que a doença se desenvolve, e depois, há períodos de estagnação. Estes ciclos ocorrem durante toda a vida; a duração dos ciclos e as áreas despigmentadas tendem a se tornar maiores com o tempo.

Saiba mais sobre o Vitiligo no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O Dia Mundial do Vitiligo é comemorado em outra data, 25 de junho. A cada ano, o WVD é oficialmente organizado por uma cidade diferente e em 2021 é a vez de Jacarta, na Indonésia, atuar como sede da campanha. O coordenador honorário é o Dr. Srie Prihianti Gondokaryono, apoiado por uma equipe da Sociedade Indonésia de Dermatologia e Venereologia (Orientador: Dr. Yulianto Listiawan, Vice-Presidente: Dr. Andreas Widiansyah, e Secretário: Dr. Hanny Nilasari).

O Dia Mundial foi criado em 2.011 e o Dia Nacional em 2.012.

FONTE:

https://bvsms.saude.gov.br/vitiligo/#:~:text=A%20doen%C3%A7a%20%C3%A9%20caracterizada%20por,e%20na%20autoestima%20do%20paciente.

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente