Dia Mundial do Veganismo: 25 anos da efeméride

Dia Mundial do Veganismo foi criado pela Sociedade Vegana do Reino Unido. E tem manifestações programadas em toda parte. Com a finalidade de comemorar a fundação da Sociedade Vegana do Reino Unido é que a efeméride foi estabelecida. De conformidade com decisão de Louise Wallis, presidente da Vegan Society (Sociedade Vegana), há 25 anos.

A data surgiu em 1994, por intermédio de Louise Wallis, presidente da Vegan Society, em comemoração aos 50 anos da fundação da Sociedade Vegana do Reino Unido, em 1944. “Gostei da ideia de que essa data coincide com o Samhain/Halloween, e o Dia dos Mortos”, explica ela. Segundo Louise, são “tempos tradicionais para comer e celebrar”.

O que é o veganismo

O que é o veganismo é uma pergunta feita pela maioria das pessoas. Embora haja mais gente sabendo o que é vegetarianismo, veganismo ainda é encoberto por um certo mistério. Precisamos, pois, saber exatamente o que é veganismo.

A saber, o veganismo é uma prática que exclui completamente alimentos de origem animal. Porém, não apenas na alimentação, mas, também, no vestuário, no entretenimento, no uso de cosméticos etc. Ao mesmo tempo, os veganos evitam completamente produtos de empresas que usam animais como cobaias.

Igualmente, não consomem produtos de empresas que submetem seus empregados a regimes análogos ao da escravidão. Assim também, não têm animais de estimação e nem roupas confeccionadas com peles de animais. Enfim, não frequentam locais em que animais são motivo para divertimento.

Diferença entre veganismo e vegetarianismo

Das explicações anteriores sobre o que é veganismo fica mais fácil explicar a diferente entre ‘veges’ e ‘vegas’. ‘Veges’ são todos aqueles que não se alimentam de carne, seja ela vermelha, frango ou peixe. Já os ‘vegas’ não se alimentam de absolutamente nada que tenha origem animal, onde se incluem ovos, leite e mel. Além, é claro, das demais proibições sobre procedências animais no consumo geral diário.

You may also like

Comente