Principal objetivo do Dia Mundial da Saúde é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde por uma melhor qualidade de vida
Comemorado no dia 7 de abril, o Dia mundial da saúde foi criado em 1948 pela OMS – Organização Mundial de Saúde, e traz consigo a importância da saúde como garantia de qualidade de vida.
De acordo com a OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
Anualmente, a data é destinada a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS.
Todos os assuntos debatidos em 7 de abril são prolongados ao longo de todo o ano, através de atividades e palestras instrutivas e educacionais, por exemplo.
No Brasil, o debate de melhores condições de saúde também é pauta de outras datas especiais, como o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia da Saúde e Nutrição (31 de março).
Origem da efeméride
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
OMS
A OMS surgiu com a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global. Essa agência especializada das Nações Unidas foi fundada em 7 de abril de 1948, quando seus estatutos foram ratificados. Atualmente, mais de 7000 pessoas trabalham em 150 escritórios em diferentes países, em seis escritórios regionais e na sede, em Genebra.
O objetivo da OMS, de acordo com sua constituição, é garantir a todas as pessoas o mais elevado nível de saúde. Vale destacar que essa agência define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, a saúde é muito mais do que a ausência de doenças.