11 de agosto: Dia do Estudante

A criação dos dois primeiros cursos jurídicos no Brasil, em 11 de agosto de 1827, é o motivo para a celebração do Dia do Estudante

A história de como surgiu o Dia do Estudante nos remete à data de 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país em São Paulo e Olinda (mais tarde transferido para Recife). Até esse dia, quem estivesse interessado em obter um curso superior, teria que ir à Coimbra, em Portugal, onde se localizava a faculdade mais próxima.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

Um século mais tarde, em meio às comemorações dos cem anos dos cursos de direito, um dos participantes, chamado Celso Gand Ley, propôs que esse dia fosse o escolhido como o Dia do Estudante, sendo prontamente atendido. Internacionalmente, a homenagem aos estudantes acontece em 17 de novembro.

O Brasil ainda está muito longe de oferecer uma boa educação aos jovens estudantes, tendo em vista a qualidade baixa do ensino.  Há falta de verbas para que as instituições públicas propiciem o mínimo de conforto e segurança adequados para os estudantes. 

Muitos enfrentam longos caminhos de suas casas até suas escolas. Também trabalham para ajudar  na renda familiar, mesmo sendo menores de idade. Outros dedicam muitas horas do seu dia ao estudo para alcançar suas metas ou se separam de seus entes queridos para estudar em outros países. 

Pela ambição, coragem e perseverança desses alunos, e também por representar a futura geração de cidadãos profissionais e governantes do nosso país, a existência de uma data para homenageá-los torna-se de fundamental importância, justa e merecida.

FONTE:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=27&p_secao=16

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente