O Dia do Artista de Teatro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamenta as profissões de artistas e de técnico em espetáculos de diversões
Data não conhecida por muitos, mas importante, pois a cada dia, mais e mais pessoas se dedicam a essa arte.
E o artista de teatro é somente o autor? Claro que não, artista de teatro é aquele que cria, que dirige, que escreve o roteiro, que monta a iluminação, que pensa na trilha sonora, enfim, são todos os seres iluminados que fazem o espetáculo acontecer.
Mas a magia teatral não deve ser valorizada somente hoje, mas todos os dias de nossa vida, pois através delas podemos viver em outros mundos, conhecer melhor o ser humano, nos divertir, sonhar, brincar e uma infinidade de coisas que no nosso cotidiano não podemos fazer!
O teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Teatro é também o termo usado para o local onde há jogos, espetáculos dramáticos, reuniões, apresentações, etc.
As peças teatrais já acontecem no Brasil desde o século XVI, com representações sobre temas religiosos com o objetivo de catequizar a população. Após a vinda da família real portuguesa para o país, em 1808, os primeiros teatros começaram a surgir no Brasil.
A data homenageia os atores e atrizes que atuam em espetáculos teatrais, mas também diretores, sonoplastas, iluminadores, figurinistas e todos os profissionais envolvidos. Todas as funções são essenciais para o sucesso do espetáculo.
FONTES:
https://www.satedrj.org.br/dia-19-08-e-comemorado-o-dia-do-artista-de-teatro-no-brasil/
https://www.abramus.org.br/noticias/11702/19-de-agosto-dia-do-artista-de-teatro
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir