Dia 16 de junho: Dia de São Francisco Régis, padroeiro das rendeiras

Jean-François Régis (31 de janeiro de 1597 – 31 de dezembro de 1640) foi um sacerdote francês da Companhia de Jesus, reconhecido como santo pela Igreja Católica Romana em 1737

Jean-François Régis nasceu em 31 de janeiro de 1597, em Fontcouverte, Aude, na região de Languedoc, no sul da França. Seu pai, Jean Régis, havia recentemente sido enobrecido como resultado de serviços prestados durante as Guerras da Liga. Sua mãe, Marguerite de Cugunhan, era de família nobre. Ele foi educado no Colégio Jesuíta de Béziers. Em 8 de dezembro de 1616, em seu décimo nono ano, entrou no noviciado jesuíta em Toulouse e emitiu os votos dois anos depois.

Régis começou seu estudo de teologia em Toulouse em 1628. Menos de dois anos depois, em 1630, foi ordenado sacerdote em 31. No ano seguinte, depois de concluídos os estudos, Régis fez o terceiro estágio.

Ele foi um trabalhador incansável que passou a maior parte de sua vida servindo aos marginalizados. Como um padre recém-ordenado, ele trabalhou com vítimas da peste bubônica em Toulouse. De maio de 1632 a setembro de 1634, sua sede foi no Colégio Jesuíta de Montpellier. Aqui ele trabalhou pela conversão dos huguenotes, visitou hospitais, ajudou os necessitados, retirou do vício mulheres e meninas rebeldes e pregou a doutrina católica com zelo incansável para as crianças e os pobres.

Régis é mais conhecido por seu trabalho com mulheres e órfãos em risco. Ele estabeleceu casas seguras e encontrou empregos para eles. Regis fundou a Confraria do Santíssimo Sacramento, que organizava arrecadações de caridade de dinheiro e alimentos dos ricos. Ele também estabeleceu vários albergues para prostitutas e ajudou muitas a se tornarem rendeiras treinadas, o que lhes proporcionou uma renda estável e uma oportunidade de evitar a ameaça de exploração.

Régis caminhava de cidade em cidade, em áreas montanhosas difíceis, onde viajar era difícil, especialmente no inverno. Ele morreu de pneumonia aos quarenta e três anos em 31 de dezembro de 1640, em Lalouvesc (Ardèche), na região francesa de Dauphiné.

Jean-François Regis foi beatificado pelo Papa Clemente XI em 18 de maio de 1716,[6] e canonizado pelo Papa Clemente XII em 5 de abril de 1737.

São Francisco Régis é padroeiro dos jesuítas na França e das rendeiras.

FONTES:

Jean-François Régis – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Dia de São Francisco Régis | 16 de junho – Calendarr

You may also like

Comente