16 de junho: Dia de Corpus Christi 

60 dias após o Domingo de Páscoa, a data celebra o corpo e o sangue de Jesus Cristo e acontece desde o ano de 1264

Segundo explica texto da da Província Marista Centro Sul, a data existe para se celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia surgiu no ano de 1264. Na ocasião, o papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios. O primeiro deles foi com Santa Juliana. Ela teve visões nas quais Jesus pedia que o ministério da eucaristia fosse celebrado com destaque.

Outro fator que levou à criação do Corpus Christi, diz a publicação, foi a ocorrência do chamado “Milagre de Bolsena”. 

Segundo informações publicadas na coletânea “Edizioni San Clemente”, da editora italiana Unilibro, o milagre ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta Santa Cristina, na Itália. Ao partir a Santa Hóstia, viu verter sangue dela . Logo que soube do ocorrido, o papa Urbano IV mandou reunir os objetos usados na celebração. Os mesmos estão guardados até hoje (sete séculos depois) na Basílica de Santa Cristina.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Crédito da foto: CNBB

FONTES:

O que é Corpus Christi? Caminhos para celebrar essa data abençoada (marista.org.br)

Corpus Christi: o que é, qual origem e o significado – Significados

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente