Demanda por voos domésticos tem queda de 27,5%, em janeiro

Voos domésticos, e ainda: ONU pede mais justiça social; Europa aposta na ecologia; aeroportos na privatização; debate do marco das ferrovias

Voos domésticos, e ainda: ONU pede mais justiça social; Europa aposta na ecologia; aeroportos na privatização; debate do marco das ferrovias

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 62, de 22.02.2021

 

Demanda por voos domésticos tem queda de 27,5%, em janeiro

Segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), a demanda por voos domésticos, medida em passageiros quilômetros pagos (RPK), teve redução de 27,5% em janeiro deste ano na comparação com janeiro de 2020. Apesar da retração, é o melhor resultado desde março do ano passado, quando foram anunciadas as primeiras medidas de isolamento social e fechamento de fronteiras devido à pandemia do coronavírus. Para consultar os dados de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, referentes à janeiro de 2021 e a série histórica, acesse o link abaixo: 

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiM2UzMGE2ZmQtOTBkMy00ZjMzLTk2MjAtMWE0MDI0YzkzYjFiIiwidCI6ImI1NzQ4ZjZlLWI0YTQtNGIyYi1hYjJhLWVmOTUyMjM2ODM2NiIsImMiOjR9

ONU pede mais justiça social na economia digital

Este ano, as Nações Unidas estão pedindo por mais justiça na economia digital marcando o Dia Mundial da Justiça Social, no último sábado, 20 de fevereiro. Segundo a organização, esta economia está transformando o mundo do trabalho. Na última década, a expansão da conectividade de banda larga, computação em nuvem e dados levaram à proliferação de plataformas digitais, que penetraram em vários setores da economia e da sociedade. Desde o início de 2020, as consequências da pandemia levaram a acordos de trabalho remoto e permitiram a continuação de muitas atividades empresariais, reforçando ainda mais o crescimento e o impacto da economia digital.

Europa vai apostar na ecologia

A União Europeia vai continuar a fazer acordos de livre comércio mas não quer ser ingénua porque esta é uma arena muito competitiva, enfatiza a Euronews. É por isso que a nova estratégia , apresentada na quinta-feira, vai desenvolver mecanismos de proteção dos interesses europeus que penalizem quem violar as regras. A recuperação económica da recessão causada pela pandemia de Covid-19 não deixará cair a aposta na transição ecológica à escala global. A União Europeia vai exigir que seja mesmo uma condição essencial para fazer negócios.

Mais 44 aeroportos e aeródromos podem ser oferecidos à iniciativa privada

Além dos 39 aeroportos previstos para serem concedidos pelo governo federal ao setor privado dentro das 6ª e 7ª rodadas, que integram o que pode ser considerado como a maior carteira de projetos aeroportuários do mundo, há dezenas de aeroportos estaduais em diversas fases de preparação para os quais os governadores desejam atrair o interesse de investidores – mais exatamente, 44 ativos, entre aeroportos e aeródromos. Informação da ABDIB.

Senado trava marco regulatório das ferrovias e pede mais explicações

O Senado decidiu travar a tramitação do novo marco regulatório das ferrovias. A proposta não será pautada até que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, explique porque no contrato de renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) não estão incluídos investimentos no corredor Centro-Leste, que sai de Goiás, passa por Minas Gerais e chega no porto de Vitória (ES). A decisão foi avalizada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A renovação de contrato da FCA, que termina em 2026, por mais 30 anos, inclui uma troca por obras adicionais. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê investimentos de cerca de R$ 13,8 bilhões.

⏳ Destaques para o dia de hoje:

Destaque histórico: 22/fevereiro/1943: jovens Rosa Branca são assassinados pelo nazismo .

Imprensa, hoje: Destaques da Grande Mídia Impressa.

You may also like

Comente