Sérgio Botêlho – O Cruzeiro da Praça Dom Gaspar, em São Paulo, onde também fica a Biblioteca Mário de Andrade, marca o local onde Dom Gaspar rezava o Breviário

Na bela e ecológica Praça Dom José Gaspar, que homenageia o segundo arcebispo de São Paulo, e sobre a qual ainda vamos falar aqui no Para Onde Ir, a um cruzeiro que homenageia o ex-arcebispo paulista.
No monumento é possível ler a explicação para a homenagem: “Aqui rezavam o breviário os grandes arcebispos de São Paulo D. Duarte e D. José Gaspar”. No caso, D. Duarte Leopoldo e Silva, o arcebispo paulista imediatamente anterior a Dom José Gaspar.
O breviário é um livro de orações que faz parte da liturgia católica e que os clérigos devem ler todos os dias.
HISTÓRIAS DE SÃO PAULOBem antes da urbanização da praça, a área era parte de uma chácara herdada pelo filho do brigadeiro Luiz Antônio, que mandara plantar jacarandás-mimosos ao longo da via aberta pelo seu pai, hoje Avenida São Luiz.
Pois bem. Era naquele local da praça de hoje, embaixo de um dos jacarandás, onde tanto Dom Duarte quanto Dom José Gaspar costumavam cumprir a obrigação de rezar o breviário, segundo relata Paula da Cruz Landim y Gota, Mutação da Paisagem Urbana. Um caso significativo na cidade de São Paulo. A Avenida São Luiz.
Portanto, na praça que tem o seu nome, Dom José Gaspar é duplamente celebrado, com aquele cruzeiro, muito apreciado e frequentado pelos católicos, ao modo tradicional das homenagens
One thought on “São Paulo e suas histórias: Cruzeiro da Praça Dom José Gaspar”