São Paulo e suas histórias: Catedral da Sé

Sérgio Botêlho – Símbolo de fé e resistência, a Catedral da Sé, em São Paulo, expõe estilo neogóticos traçados por arquiteto alemão que também foi responsável pelo projeto da Igreja da Consolação

Catedral da Sé - São Paulo
Catedral da Sé – São Paulo

Um dos símbolos arquitetônicos e repositório espiritual da Cidade de São Paulo, a Catedral da Sé é uma obra de estilo neogótico projetada e iniciada em 1913 e somente concluída em 1954, assinada pelo arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, que viveu no Brasil, e que também é responsável por outra obra católica de igual estilo, a Igreja da Consolação.

São Paulo e suas histórias: Igreja de São Francisco

No entanto, a primeira igreja construída no local tem data de 1591, passando ao status de catedral em 1745, para em 1911 ser demolida. Após sua inauguração, em 1954, a Catedral da Sé foi submetida a uma restauração no início dos anos 2000, com reabertura, em 2002, anunciada festivamente pelos seus 61 sinos holandeses feitos de bronze, em missa celebrada por Dom Cláudio Hummes.

Catedral da Sé - São Paulo
Catedral da Sé – São Paulo

São Paulo e suas histórias: a Igreja do Divino Espírito Santo, na Frei Caneca

Durante a ditadura militar, a Catedral da Sé foi um espaço de resistência política importante, seja sob a orientação do arcebispo Dom Agnelo Rossi, entre 1964 e 1970, ou do arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns, em toda a década de 1970, quando a igreja foi cedida várias vezes a manifestações políticas e ecumênicas.

São Paulo e suas histórias: Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Bom Retiro

A Catedral da Sé está em frente à icônica Praça da Sé, outro espaço marcante da cidade de São Paulo. Na praça, bem defronte à catedral, fica o marco zero da cidade de São Paulo. Em tempos de miséria e fome, o espaço público dominado pela Catedral da Sé, vem sendo local de dormida e vida diária de dezenas de pessoas e famílias em situação de rua.

São Paulo e suas histórias: Paróquia de Nossa Senhora da Consolação

No interior da igreja há uma cripta onde estão enterrados os corpos de vários bispos e arcebispos, além do cacique Tibiriçá, considerado pelos jesuítas um dos fundadores, salvadores e guardiões da São Paulo de Piratininga, primeiro nome da Cidade de São Paulo. Também está enterrado na cripta o corpo do regente Feijó.

(As fotos são de Sérgio Botêlho, repórter e editor deste site Para Onde Ir.)

You may also like

2 thoughts on “São Paulo e suas histórias: Catedral da Sé

Comente