Camaratuba: síntese do que se deseja para um destino de sol e mar

DICA DE LIVRO (Vendas também na Amazon e no Mercado Livre. Portanto, é só procurar Memórias Pessoenses)

Sérgio Botêlho – No município de Mataraca, a pouco mais de 100 quilômetros de João Pessoa, o sortudo turista vai encontrar uma praia que é síntese de tudo o que se pode querer de um destino de sol e mar.

Essa síntese é certamente a Barra de Camaratuba, no Litoral Norte da Paraíba, na divisa com o Rio Grande do Norte. Localizada entre os estuários dos rios Camaratuba e Guaju, a praia esbanja da beleza, com a maior naturalidade do mundo.

Esporte

Importante polo de geração de energia eólica, do Nordeste, Mataraca é guardiã de uma praia, portanto, modelar para alguns esportes náuticos radicais, a exemplo do kitesurf. No local há, inclusive, instrutores gabaritados para os que assim desejem.

O mar aberto e revolto também se presta ao surf. Dessa maneira, com essas vocações, a praia já recebe etapas de campeonatos nacionais de esportes náuticos. Um grande afago à saúde e ao bem estar físico.

O mar

Barra de Camaratuba
Barra de Camaratuba. Crédito da foto: http://trilhasdospotiguaras.pb.gov.br

Mas também tem privilegiados momentos para curtir a calma do mar, excelente para banho. Na Boca da Barra, propriamente, o praiano tem a chance de revezar banhos de águas salgadas e de água doce. E ainda tem deliciosas lagoas.

Natureza

Contudo, não é só isso que se vê. Em Mataraca tem resquícios generosos da Mata Atlântica, e, no seu interior, trilhas naturais para quem gosta. E, ainda, o Parque Ecológico Caranguejo Uçá, de preservação de manguezais.

Ainda é possível travar encontros com culturas indígenas tradicionais, em visitas programadas às aldeias existentes no lugar. O que significa mais um benefício significativo, do ponto de vista do conhecimento, aos visitantes.

Diversões

Como se não bastasse, tem diversões bem ao gosto das crianças, que são as tirolesas na área do rio Guaju, que divide os estados de Paraíba e Rio Grande do Norte. Uma diversão que, admitamos, não é só para crianças, mas para adultos, também, certamente.

Um passeio de bugue pelas areias de Camaratuba vai permitir ao visitante um deleite particularmente fantástico. Isso, diante do cenário que se desnuda aos olhos formado por dunas e falésias de beleza estonteante.

Cansou?! Então é hora de repousar em hotéis, pousadas e hostéis existentes em Camaratuba. E, assim posto, degustar da maravilhosa culinária praieira nordestina baseada em frutos do mar. 

Quer mais?! Então, depois de ir embora, providencie o mais rápido possível o retorno.

(Sérgio Botêlho)

FONTES CONSULTADAS:

Barra de Camaratuba, em Mataraca, PB, oferece turismo ecológico aos visitantes

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/01/12/barra-de-camaratuba-em-mataraca-pb-oferece-turismo-ecologico-aos-visitantes.ghtml

Barra do Camaratuba: poções e passeios de bugue

https://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,barra-do-camaratuba,70002740896

Barra de Camaratuba-Sagi

http://trilhasdospotiguaras.pb.gov.br/pt-br/destinos-e-trilhas/barra-camaratuba-sagi/

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.