Cachaça da Paraíba: um prazer que traz muito viajante de volta

A cachaça da Paraíba, de fama internacional, faz parte de um conjunto de particularidades que fazem do turismo do estado um grande sucesso

De alambique (artesanal) ou de coluna (industrial) , brancas ou amadeiradas, a cachaça da Paraíba é mesmo imbatível no seu sabor característico, fabricada em cerca de 80 engenhos que produzem em torno de 12 milhões de litros por ano.

A temperatura amena, a umidade alta, a fermentação natural e o empenho em fazer a diferença resultam num produto final que provoca satisfação especial àqueles que gostam da bebida proveniente da cana de açúcar. No caso da cachaça de alambique, a Paraíba se mantém à frente, no território nacional.

A maior parte da indústria da cachaça, na Paraíba, está no Brejo Paraibano, na região polarizada pela histórica cidade de Areia, onde reina uma temperatura mais fria do que no restante do estado, herdando engenhos que construíram a economia paraibana.

Ano passado, segundo relata a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), cinco cachaças produzidas na Paraíba foram laureadas com medalhas de Prata e Ouro na 19ª edição do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil, 2020.

A Umburana do Engenho Nobre, a Baraúna Carvalho, do Engenho Baraúna, ganharam medalhas de Ouro. E a Baraúna Umburana, também do Engenho Baraúna; a Gregório Premium, da Agroindústria Engenho Gregório de Baixo e a Pai Vovô, da Fazenda Aliança Indústria de Aguardente, conquistaram medalha de Prata.

Para resumir, percorrer o roteiro turístico a partir do programa Caminho dos Engenhos, é tarefa inescapável para o viajante que chega à Paraíba. Na verdade, é uma viagem no tempo, onde o turista consegue passear pela própria história da Paraíba, desde os tempos de sua colonização, incluindo o período da dominação holandesa, na primeira metade do século XVII.

Verdadeiramente, uma festa para os olhos, para o conhecimento e para os sentidos, o Caminho dos Engenhos e suas maravilhosas cachaças.

RELAÇÃO DOS 5.570 MUNICÍPIOS BRASILEIROS, COM RESPECTIVAS DATAS DE ANIVERSÁRIO DESTAQUES DA GRANDE MÍDIA IMPRESSA

 

 

 

 

Vídeos:

Passeio pelos alambiques de cachaça da Paraíba

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.