Cabra Marcado para Morrer: noite especial de cinema em Jampa

No Cineclube O Homem de Areia, o clássico ‘Cabra Marcado para Morrer’ será exibido, revivendo a genialidade do diretor Eduardo Coutinho

O prestigiado Cineclube O Homem de Areia tem uma exibição especial marcada para essa quarta-feira (7). A Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, abriga o cineclube. A casa apresentará agora o documentário “Cabra marcado para morrer” (1984), de Eduardo Coutinho. De acordo com  a Secretaria de Comunicação do Governo da Paraíba, o documentário é a obra mais famosa do falecido cineasta paulistano. Ele teria completado 90 anos em 11 de maio passado.

Iniciando às 19h30, no auditório da instituição localizada no Cabo Branco, a sessão contará com comentários do professor e conselheiro do cineclube, João de Lima. Antes da projeção, o quiosque do Restaurante Muxima oferecerá aos visitantes deliciosas tapiocas, café e crepes.

Aclamação

“Cabra marcado para morrer”, foi aclamado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Dessa forma, a obra descreve a história trágica do líder camponês João Pedro Teixeira. Latifundiários da região ordenaram o assassinato de Teixeira, militante da Liga Camponesa de Sapé, em 1962. Então, Eduardo Coutinho estava no Nordeste na mesma época, em viagem com a UNE Volante e o Centro Popular de Cultura (CPC).

Comovido pela notícia do assassinato, Coutinho decidiu documentar o crime. Eduardo Coutinho começou a filmar o documentário em 1964, mas o golpe militar interrompeu abruptamente o processo. Depois de um longo intervalo de 20 anos, ele finalmente concluiu e lançou o documentário. Ao mesmo tempo em que retrata um Brasil contemporâneo, o documentário continua relevante no atual cenário brasileiro, evidenciando a opressão e a injustiça que afligem as comunidades humildes na questão da terra.

Serviço:

Cineclube O Homem de Areia apresenta o filme “Cabra marcado para morrer” (BRA, 1984)

7 de junho de 2023 (quarta-feira)

19h30

Duração: 109 min

Classificação: 12 anos

Auditório da Fundação Casa de José Américo

Avenida Cabo Branco, 3336 – João Pessoa-PB

Crédito da foto: Instituto Moreira Salles

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho

You may also like

Comente