Bombeiros militares da PB vão apoiar ações contra tragédia na BA

20 bombeiros militares da PB estão se deslocando para a Bahia com o objetivo de apoiar ações contra as enchentes naquele estado

O Governo da Paraíba irá enviar 20 bombeiros militares para auxiliar nas operações de apoio aos municípios afetados por fortes chuvas no Sul da Bahia. Além disso, também serão levados equipamentos e materiais para auxiliar nos trabalhos de retirada de pessoas de áreas de risco, de desobstrução de vias e de recuperação de serviços essenciais.

Para colaborar com a força-tarefa, que também conta com o apoio de outros estados do Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba também disponibilizará dois botes infláveis; um escaler; materiais de salvamento aquático como nadadeiras, snorkel e flutuadores; equipamentos de sapa; motosserra; três viaturas pick-up; uma van; e uma viatura Spin.

Ao menos 19 cidades estão sendo atingidas e mais de 60 continuam em estado de emergência desde que fortes chuvas começaram no sul da Bahia neste mês.

As enchentes que atingem municípios baianos foram provocadas por um ciclone extratropical formado na costa sul do país.

Bahia

O governador Rui Costa, da Bahia, esteve, nesta manhã, nos municípios de Itapetinga e Itororó, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto. Ele fez um sobrevoo pela região, que foi fortemente afetada pelas chuvas, verificando o trabalho das equipes de socorro.

Nesta segunda (27), o helicóptero do governador também levou água, alimentos e medicações ao município de Itapitanga, que se encontra completamente ilhado.

No domingo (26), Rui sobrevoou os municípios da região sul e se reuniu na base implantada em Ilhéus com o ministro da Cidadania, João Roma, os secretários de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e da Saúde, Tereza Paim, com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, e com o superintendente da Defesa Civil do Estado, Miguel Almeida.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. São 72 municípios baianos em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Do total, 58 deles estão também em situação de crise por conta das enchentes.

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho, com informações da Secom-PB

You may also like

Leave a Reply