23 de fevereiro de 1455: Bíblia de Gutenberg é o primeiro livro impresso

A Bíblia foi escolhida pelo extraordinário inventor Johann Gutenberg para o primeiro livro impresso em tipos móveis: a Bíblia de Gutenberg

1.4kviews

O extraordinário inventor Johann Gutenberg escolheu a Bíblia para ser o primeiro livro impresso em tipos móveis. Dessa maneira, a obra ficou conhecida como a Bíblia de Gutenberg

O extraordinário inventor Johann Gutenberg escolheu a Bíblia para ser o primeiro livro impresso em tipos móveis. O feito teria ocorrido em 23 de fevereiro de 1455 (data provável). A obra ficou conhecida como a Bíblia de Gutenberg. Conforme os registros, o processo de impressão da obra começou em 1450. Ficou marcado, então, o início da produção em massa de livros no Ocidente.

Uma cópia completa dessa Bíblia, em dois volumes, possui 1282 páginas, em duas colunas.

De acordo com os registros históricos, a Bíblia foi concluída em Mainz, Alemanha. Pela obra, Johann Gutenberg (1397-1468) foi creditado como inventor do processo de produção de um tipo de metal uniforme e intercambiável.

A Bíblia de Gutenberg é reconhecida como obra-prima da impressão e do artesanato refinado. A classificação se deve ao seu tipo gótico nobre, ricamente impresso na página. O texto é a tradução latina conhecida como Vulgata, feita por São Jerônimo no século IV.

Ornamentação

As letras maiúsculas e os títulos são coloridos e ornamentados à mão. Os três volumes, que datam do século XVI, estão encadernados em pele branca de porco.

A cópia da Biblioteca do Congresso dos EUA foi totalmente impressa em velino, um fino pergaminho feito de pele de animal. Ao passo que é uma das apenas três cópias perfeitas conhecidas em pergaminho.

As outras se encontravam na Biblioteca Nacional da França e na Biblioteca Britânica. A Bíblia esteve em posse da Ordem Beneditina por quase cinco séculos. Ela foi mantida na Abadia de São Brás, na Floresta Negra na Alemanha. No entanto, após 1809, foi para a Abadia de São Paulo, na Caríntia, Áustria.

O ex libris da Abadia de São Brás aparece em cada volume. A Bíblia de Gutenberg foi adquirida da coleção do doutor Otto H.F. Vollbehr para a Biblioteca do Congresso, como resultado de ato adicional da Casa, em 1930.

Fontes:

Mais informações sobre a matéria, nos seguintes links:

Vídeo:

O vídeo no link abaixo também é importante fonte de informação:

 

You may also like

One thought on “23 de fevereiro de 1455: Bíblia de Gutenberg é o primeiro livro impresso

Comente