Agricultura familiar paraibana vai ter Nota Fiscal Eletrônica

Novidade na agricultura familiar paraibana objetiva simplificar procedimentos e torna transações mais seguras a todas as partes

Novidade na agricultura familiar paraibana objetiva simplificar procedimentos e torna transações mais seguras a todas as partes

Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) disponibilizou mais um serviço de modernização e agilidade para os produtores da agricultura familiar. Eles vão poder agora também emitir a Nota Fiscal de Agricultura Familiar Eletrônica, que terá o formato da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e).

Além de facilitar o cotidiano dos pequenos produtores, a emissão eletrônica do documento fiscal simplifica os procedimentos e torna as transações mais seguras tanto para o contribuinte, quanto para o Fisco Estadual.

Como emitir?

Os produtores que possuem DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e já foram cadastrados na Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) poderão acessar a NFA-e no ATF, que é o sistema corporativo inserido no portal da Sefaz-PB (www.sefaz.pb.gov.br). Ele está localizado na funcionalidade “Emitir NF produtor Eletrônica”.

Os escritórios da Empaer-PB, presentes em 221 municípios do Estado, que têm a liberação do acesso restrito para a emissão da Nota Fiscal dos pequenos agricultores, continuarão emitindo eletronicamente, mas agora no sistema corporativo da Sefaz, o ATF.

Mais segurança – O documento é emitido no mesmo modelo que a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tradicional, a única diferença é que o contribuinte não precisa de um sistema emissor próprio. Além da emissão e armazenamento digital, a NFA-e tem validade jurídica em todo território nacional e possui segurança, com a certificação digital da Sefaz.

A nova Nota Fiscal de Agricultura Familiar Eletrônica (NFA-e) vai substituir a antiga Nota Fiscal de Agricultura familiar, emitida pelos produtores rurais com DAP para os programas PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Contudo, a tela da nova nota continuará a mesma da antiga nota fiscal, mas será emitida uma nota fiscal eletrônica, com chave de acesso e consulta nos portais de consulta da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Esta nova nota de produtor eletrônica também permite a emissão por associações de produtores com DAP.

Período de transição

A Sefaz-PB informa ainda aos produtores que a funcionalidade antiga permanecerá por alguns meses no ATF convivendo com a nova funcionalidade de emissão Nota Fiscal de Agricultura Familiar Eletrônica (NFA-e). Em breve, a secretaria disponibilizará um link também para o serviço na SEFAZvirtual, no menu de documentos fiscais.

Da redação do Para Onde Ir com informações da Secom-PB

You may also like

Comente