30 de maio: Dia do Geólogo

O Dia do Geólogo é comemorado anualmente em 30 de maio no Brasil. A data homenageia todos os profissionais relacionados aos estudos da geologia

Os geólogos podem trabalhar em várias áreas, como a paleontologia, petrologia, pesquisa mineral, geologia de petróleo, hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geofísica, geologia marinha e geologia ambiental.

Os interessados em seguir carreira nesta profissão, deverão concluir um curso de ensino superior em Geologia, através de uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no Brasil.

O Dia do Geólogo é celebrado em 30 de maio em homenagem à aprovação do Projeto de Lei nº 2028/60, em 30 de maio de 1962, sendo criada a Lei nº 4.076, que regulamenta a profissão de geólogo.

No exercício das suas atividades, os geólogos desvendam segredos da natureza, ampliam fronteiras, buscam e viabilizam o aproveitamento dos recursos naturais em prol da humanidade, com responsabilidade e respeito ao meio ambiente, tornando possível a existência no universo.

Os geólogos estudam a composição, a estrutura e a evolução do globo terrestre, bem como os processos que ocorrem no seu interior e superfície. Para a compreensão disso tudo é necessário ao profissional um bom conhecimento de física, química, biologia e matemática.

FONTE:

https://www.creape.org.br/dia-do-geologo-2/

https://geologia.ufc.br/pt/sobre-a-geologia/

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente