30 de junho: Dia do Parlamentarismo

Promover acesso de jovens e mulheres à política é foco do Dia Internacional do Parlamentarismo, neste 30 de junho

O mundo marca neste 30 de junho o Dia Internacional do Parlamentarismo, ressaltando o momento de se garantir que as câmaras legislativas acolham parlamentares mais jovens.     

Dados das Nações Unidas revelam que apesar de 38,6% da população mundial ter entre 20 e 39 anos, este grupo etário representa apenas 17,5% do total dos legisladores. 

Câmaras   

Somente um quarto dos membros de Parlamentos são mulheres em 193 países, com 79 Parlamentos bicamerais e 114 de sistema unicameral. São no total 272 câmaras com mais de 46 mil membros. 

Em 2021, a União Interparlamentar e as casas legislativas afiliadas marcam a data com uma série de eventos centrados no empoderamento juvenil.  

A organização promove a campanha “Eu Digo Sim aos Jovens no Parlamento!” 

A celebração foi estabelecida em 2018, através de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a data da fundação da UIP em 1889. 

O documento cita a relevância de um dia internacional em “momento crítico para a democracia parlamentar” enquanto se lida com a perda da confiança nas instituições políticas e desafios de movimentos populistas e nacionalistas.  

Adaptação  

A Assembleia Geral destaca ainda que para o avanço da democracia, as Casas Legislativas, como pedra angular desse processo, precisam ser fortes, transparentes, responsáveis e representativas. 

Data também promove adaptação dos parlamentares a novas tecnologias

Os eventos deste ano devem avaliar as metas globais sobre representatividade, incluindo atividades para incluir envolver mais mulheres e jovens deputados, bem como promover sua adaptação a novas tecnologias. 

O Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 16 visa a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, o acesso à justiça e a construção de instituições eficazes e responsáveis em todos os níveis.  

Com a adoção da Agenda 2030, as Nações Unidas lembram que têm realçado a implementação desta meta com maior foco na cooperação entre Parlamentos e as organizações da política. 

FONTE:

Mundo tem 17,5% de parlamentares com menos de 40 anos  | ONU News

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente