30 de junho: Dia do Asteróide

30 de junho foi a data escolhida para celebrar o Dia do Asteroide, para lembrar o dia em que o maior asteroide se chocou contra a Terra, na Sibéria, em 1908

A UNOOSA, escritório da ONU para Assuntos Espaciais, tem estudado esses objetos espaciais pois considera que o impacto dos asteroides seja uma questão global que exige atenção internacional.

A NASA se uniu com a empresa privada de sistemas aeroespaciais SpaceX em missão que busca defender a Terra de qualquer possível asteroide que venha a atingir o nosso planeta.

Mas, afinal, você sabe o que é um asteroide?

“Asteroide é palavra de origem grega que significa “semelhante à estrela”. Visto de longe, um asteroide se parece com um ponto luminoso. São objetos rochosos, relativamente pequenos, com formas e tamanhos diversos.

Os asteroides foram descobertos apenas no século 19. No primeiro dia do ano de 1801, o astrônomo italiano Giuseppe Piazzi descobriu um objeto novo que se movimentava com maior rapidez que os planetas. ”

Fonte: livro O céu que nos envolve – Introdução à astronomia para educadores e iniciantes: 1 ed. , Edição e Coordenação Enos Picazzio, São Paulo, Editora Odysseus, 2001.

http://www.iag.usp.br

FONTE:

https://www.parquecientec.usp.br/publicacoes/dia-do-asteroide

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente

Up ↑

%d bloggers like this: