25 de maio: Dia Internacional do Sapateado

Também conhecido como Tap Dance Day, o Dia do Sapateado é uma homenagem a esse estilo de dança que começou a se popularizar no século XX

Essa comemoração se oficializou no dia 7 de novembro de 1989 quando o governo americano assinou a Lei para essa data comemorativa. A criação desta Lei foi um árduo trabalho de Nicola Daval, Carol Vaughn e Linda Christensen do “Tap America Project” (TAP).

25 de maio virou então Dia Nacional do Sapateado nos Estados Unidos e imediatamente a comunidade sapateadora espalhada por todo o mundo assumiu esta data, fazendo com que esta data se transformasse no Dia Internacional do Sapateado.

Sapateado é uma arte visual e sonora. È um misto de ritmo, som e técnica, movimento e estilo. É uma dança alegre que libera o puro prazer de seus praticantes e, sem dúvida, faz os pés cantarem. O sapateador é um dançarino vibrante que produz sua própria música.

O dia para esta comemoração foi escolhido justamente por ser a data de nascimento de Bill Robinson Bojangles, ícone precursor do sapateado americano, pois foi ele quem levou o sapateado para a meia ponta, trazendo leveza, clareza e presença cênica antes desconhecida nos palcos. A genialidade desse grande artista, tanto a seus passos quanto a de seu esforço para alcançar o sucesso na sociedade americana de início do século, deve ser lembrada nesse dia.

O Dia Internacional do Sapateado é e pode ser comemorado de muitas maneiras diferentes, desde a criação de eventos até ações pessoais que lembrem, engrandecem e levem ao conhecimento de outras pessoas esta bela arte de sapatear.

Crédito da foto: Youtube

FONTES:

https://www.mtgmt.com.br/charla-cultural/dia-internacional-do-sapateado-653/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Nacional_do_Sapateado

Sapateado

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente