25 de maio: Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

A data tem o objetivo de alertar as pessoas sobre o perigo e sobre todas as questões relacionadas com o desaparecimento de crianças e adolescentes

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas é celebrado a 25 de Maio. A data foi escolhida pelo facto de a 25 de Maio de 1979, Ethan Patz, criança de seis anos de idade residente em Nova Iorque, ter desaparecido sem nunca ter sido encontrada. Nos anos seguintes os pais, familiares e amigos, reuniram-se sempre na data do seu desaparecimento.

Em 1983, o Presidente dos Estados Unidos da América Ronald Reagan decidiu dedicar o dia a todas as crianças desaparecidas. Em 1986 o dia 25 de Maio adquiriu uma dimensão internacional. Em Portugal foi assinalado pela primeira vez em 2004, por iniciativa do Instituto de Apoio à Criança (IAC) de forma a sensibilizar a comunidade para este flagelo.

O objectivo é encorajar a população e a comunicação social a reflectir sobre todas as crianças que foram dadas como desaparecidas, espalhar uma mensagem de esperança e solidariedade no plano internacional para os pais e restantes famílias que vivem esta problemática, levar as autoridades a reflectir na prevenção, nas estratégias a implementar em colaboração com as entidades responsáveis pela Educação, pela Justiça e pela Segurança, como refere o Instituto de Apoio à Criança.

De acordo com o S.O.S Crianças Desaparecidas, estima-se que aproximadamente 50 mil jovens desaparecem por ano no Brasil.

Se você tem informações que possam ajudar no caso de algum desaparecimento procure as autoridades e conte tudo o que você sabe. Você pode salvar vidas.

Crédito da foto: Agência de Notícias das Favelas

FONTES:

http://www.congemas.org.br/dia-internacional-das-criancas-desaparecidas-noticias

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente