24 de junho: Dia do Caboclo

O Dia do Caboclo é comemorado no Brasil em 24 de junho, três dias antes do Dia do Mestiço

O caboclo, caboco ou mameluco vem da miscigenação de indígenas com brancos. Os brasileiros passaram por essa mestiçagem desde a época da colonização. 

Os primeiros mestiços brasileiros foram caboclos. Estudos genéticos indicam que a maior parte da população brasileira descende de índios e brancos, embora nem todos se assumam como mestiços ou saibam de sua origem nativa. 

Como os colonizadores europeus geralmente vinham para o Brasil sozinhos, uniram-se a mulheres indígenas. Estas uniões também foram incentivadas por Portugal. Mulheres indígenas uniam-se aos brancos espontaneamente, ou oferecidas por líderes indígenas (prática conhecida como cunhadismo). 

O homem branco europeu percorreu todas as regiões do país e encontrou muitas tribos indígenas em seu caminho. Dessas uniões foram-se formando populações nativas mestiças brasileiras, herdeiras culturais e territoriais de seus ancestrais indígenas, que passaram a formar a maioria do povo das novas cidades. 

A tradição agrícola e extrativista dos indígenas foi legada ao caboclo, que manteve o mesmo apego à terra de seus antepassados e que na Amazônia forma a maioria da população parda e ribeirinha. Nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, os caboclos deram origem à cultura caipira. 

A maioria dos brasileiros descende de nativos e/ou africanos, além de europeus, fato que dificultou prática de racismo no país e criou na população uma visão positiva da mestiçagem. O deputado Athie Coury, do MDB (SP), propôs esta data em âmbito nacional em 1967. 

Em 2007, atendendo demanda do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, o Dia do Caboclo passou a fazer parte do calendário oficial do Estado do Amazonas. É também data oficial no município de Manaus.

FONTE:

https://nacaomestica.org/blog4/?p=5887#:~:text=O%20Dia%20do%20Caboclo%20%C3%A9,desde%20a%20%C3%A9poca%20da%20coloniza%C3%A7%C3%A3o.

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente