O dia 23 de junho é dedicado ao agente marítimo e foi instituído pela Lei nº 11.791, de 2 de outubro de 2008
A profissão existe desde os primórdios da história, quando se instituiu o comércio marítimo. No mundo, é fácil encontrar agências marítimas centenárias.
O agente representa um elo essencial na cadeia de comunicação entre os diversos profissionais que interagem com o navio quando ele chega a um porto nacional, pois é por meio de um agente que o navio recebe as orientações legais para atracar no porto e também para descarregar as mercadorias.
Profissionais qualificados que utilizam tecnologia de ponta, os agentes marítimos contribuem para o sucesso comercial dos portos nacionais e internacionais.
Exportadores, importadores, empresas de transportes e armazenagem, despachantes aduaneiros, terminais portuários especializados e operadores portuários, entre outros importantes segmentos, encontram na figura do agente marítimo o apoio necessário para a concretização de seus objetivos comerciais.
As diversas autoridades governamentais e portuárias, por sua vez, contam com o apoio irrestrito dos agentes marítimos para o cumprimento das leis, normas e regulamentação brasileiras.
A atividade da categoria é dinâmica, considerando-se que cerca de 95% de toda a exportação e importação do País é realizada via marítima, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
FONTE:
https://csb.org.br/noticias/23-de-junho-dia-nacional-do-agente-maritimo
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir