O revendedor é o elo comercial dinâmico entre empresas, outros revendedores e o mercado de consumo
O revendedor é o profissional que representa, de forma comercial, uma ou mais empresas. A atividade de representação é praticada desde o século XX, incluindo-se o caixeiro-viajante como um exemplo símbolo de revendedor.
As atividades comerciais são datadas desde a antiguidade e são praticadas em diversos locais do mundo por vários povos. Essa área, que se iniciou com a troca de mercadorias, ajudou no desenvolvimento industrial de muitas civilizações.
Já a atividade de representação comercial é praticada desde o século XX, no qual se via a figura do caixeiro-viajante, profissional que carregava as novidades em sua mala e difundia o consumo dessas mercadorias nas pequenas e grandes cidades.
Atualmente, a profissão é bem mais dinâmica e existem diferentes meios de se praticar a revenda de produtos. O profissional tem a sua frente diferentes plataformas que auxiliam na jornada deste trabalho.
Antigamente, com a dificuldade de transporte, esse profissional levava produtos de diferentes regiões para que os clientes tivessem acesso a eles, mesmo fora das grandes cidades. Em suas malas ele carregava uma grande variedade de mercadorias: joias, tecidos, especiarias, objetos manufaturados, utensílios, etc., facilitando a difusão e o consumo desses bens.
Portanto, no dia 20 de junho é celebrado o Dia do Revendedor – um profissional que simplifica a logística de vendas, faz a economia do país girar e permite que produtos e serviços de qualidade cheguem no lar de todos.
FONTES:
https://nautilusbr.com/dia-do-revendedor-qual-a-importancia-desse-profissional/
https://pressurecompressores.com/blog/dia-do-revendedor-conheca-um-pouco-mais-sobre-essa-profissao/
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir