20 de junho: Dia do Refugiado

Todos os anos, em 20 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Refugiado para lembrar que cada pessoa neste planeta tem o direito de buscar proteção se é forçada a fugir – seja quem for, seja de onde for e seja quando for

Seja quem for

Seja quem for, as pessoas forçadas a deixar seus países ou locais de origem devem ser tratadas com dignidade. Qualquer um pode buscar proteção, independentemente de quem seja ou no que acredita. Buscar proteção é um direito humano: isto é inegociável.

Seja onde for

Seja onde for, as pessoas forçadas a fugir devem ser bem-vindas. Elas vêm de todo o mundo, e para se protegerem de uma situação de perigo, podem pegar um avião, um barco ou viajar a pé. O que permanece universal é o direito de buscar proteção.

Seja quando for

Sempre que as pessoas são forçadas a fugir, elas têm o direito de buscar proteção. Qualquer que seja a ameaça – guerra, violência, perseguição – todas elas merecem proteção. Todo mundo tem o direito à segurança.

O que acontece no Dia Mundial do Refugiado?

Todos os anos, o Dia Mundial do Refugiado é marcado por uma variedade de eventos em muitos países ao redor do mundo em apoio às pessoas refugiadas. Essas atividades são lideradas ou envolvem os próprios refugiados, funcionários do governo, comunidades anfitriãs, empresas, celebridades, crianças em idade escolar e público em geral, entre outros.

Crédito da foto: Agência da ONU para Refugiados

FONTE:

https://www.acnur.org/portugues/diadorefugiado/

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente