O Dia Mundial do Xadrez foi instituído pela Assembleia Geral da ONU em 2019, por ser o dia da criação da Federação Internacional de Xadrez, Fide, em 1924
O Dia Mundial do Xadrez foi instituído pela Assembleia Geral em dezembro de 2019 para reconhecer a natureza do jogo como um meio de melhorar a harmonia fraterna entre todos os povos, assim como fornecer um espaço de promoção do diálogo, da solidariedade e de uma cultura de paz.
Barreiras
A ONU lembra que esportes, artes e atividades físicas têm o poder de mudar percepções, preconceitos e comportamentos, assim como inspirar as pessoas e quebrar barreiras raciais e políticas.
Essas ações também ajudaram a combater discriminações e a reduzir conflitos, além de promover educação, desenvolvimento sustentável, paz, cooperação, solidariedade, inclusão social e saúde em níveis local, regional e internacional.
O xadrez é um jogo praticado por duas pessoas que movimentam diferentes peças num tabuleiro, cada uma descreve um movimento e a meta é a de capturar o “Rei” para ganhar a partida, quando o vencedor anuncia o “xeque-mate”.
Atualmente, existem mais de 2 mil variantes do xadrez. Alguns historiadores afirmam que um jogo parecido, “chaturanga”, surgiu no norte do subcontinente indiano durante o período Gupta de (319 a 543 DC) espalhando-se do oeste da Rota da Seda à Pérsia.
O Dia Mundial do Xadrez segue-se ao Dia Internacional do Xadrez que é comemorado desde 1966 por fãs do jogo. A data de 20 de julho foi escolhida por ser o dia da criação da Federação Internacional de Xadrez, Fide, em 1924.
FONTE:
https://news.un.org/pt/story/2020/07/1720551
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir