PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. A Paraíba e o 2 de julho de 1823

Sérgio Botelho – O 2 de julho, na Bahia, se constitui numa das mais concorridas festas cívicas locais. Nesse dia, em 1823, o Brasil consolidou a independência, definida por Dom Pedro I em 7 de setembro do ano anterior, mas seguida de muita luta pelo Brasil afora contra o poder luso.

Foi em território baiano onde se manifestou de forma mais violenta a resistência da Coroa Portuguesa ao famoso Grito do Ipiranga. Em quase um ano de lutas sangrentas, índios, brancos e negros mantiveram uma guerra de libertação sem tréguas, finalmente derrotando Portugal.

Dessa forma, o feriado de 2 de julho na Bahia tem fortes laços populares, que se refletem nas manifestações comemorativas. Missas, carros de caboclos, fogo simbólico, filarmônicas e grupos populares são as atrações da festa.

Além do general francês Pierre Labatut, contratado por Pedro I para organizar a resistência militar, há heróis do povo cujas histórias ultrapassam os limites daquele estado, a exemplo da jovem Maria Quitéria, da soror Joana Angélica (mártir) e de Maria Filipa.

Mas a Bahia não lutou sozinha contra o domínio português. A Paraíba também participou desse episódio decisivo para a história do Brasil, por meio de destacamento militar recrutado na província, que se juntou ao esforço nacional.

A história da participação paraibana na guerra pela independência do Brasil, na Bahia, é contada modernamente pelos professores e pesquisadores George Henrique de Vasconcelos Gomes e Leandro Vilar Oliveira.

O trabalho chama-se “Pela glória e pela honra do Império!: Recrutamento, organização e atuação do Batalhão da Paraíba na Guerra de Independência na Bahia (1822-1823)”, com registros de autores paraibanos como Celso Mariz e Horácio de Almeida, e de fontes primárias.

Um excelente resgate histórico sobre parte tão importante da história brasileira.

(Foto: Ilustração)

*Sérgio Botelho, jornalista, escritor e memorialista, escreve diariamente textos, de apelo histórico, sobre a Paraíba, com veiculação nas redes sociais.

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. A Paraíba e o 2 de julho de 1823


Discover more from Parahyba e Suas Histórias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente