19 de julho: Dia da Caridade

Há 51 anos, o Congresso Nacional sancionava a Lei nº 5.063, de 4 de julho de 1966, instituindo o dia 19 de julho como o Dia da Caridade no Brasil

Conforme redigida oficialmente, a lei estabelecia a data “com a finalidade de difundir e incentivar a prática da solidariedade e do bom entendimento entre os homens.”

A caridade, palavra derivada do latim “caritas”, apresenta como definição a “ação ou resultado de fazer o bem; sentimento de fazer o bem a pessoas mais desfavorecidas do que nós; compaixão; doação ou ação de apoio aos necessitados” (TERRA, Ernani. Dicionário da Língua Portuguesa . 2.ed. São Paulo: Rideel, 2014), mas, para nós os católicos, o seu significado vai muito além disso.

Para o catolicismo, a caridade é uma das virtudes cristãs que combate os pecados capitais e se opõe diretamente à inveja – sentimento que origina muitas más condutas nos indivíduos, distorcendo o modo como o outro é visto e gerando muitas desavenças sociais – e ao individualismo, raiz do egoísmo e da falta de empatia.

De acordo com os ensinamentos de Jesus (cf. Mt 22,34-40), devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, consistindo tal instrução na base fundamental da caridade.

Assim sendo, a caridade cristã consiste em reconhecer o próximo como irmão – haja vista que todos somos filhos de Deus e irmãos em Jesus Cristo – e amá-lo como tal, vivenciando esse amor por meio da palavra, mas sobretudo das ações, as quais serão movidas por esse mesmo sentimento.

O amor que impulsiona a caridade é proveniente do amor que sentimos por Deus, pois como O amamos e sabemos que Ele ama a todos da mesma maneira, devemos nos amar e nos ajudar para seguirmos a Sua Palavra e cumprirmos o Seu desejo.

Existem muitas maneiras de amar, todavia a caridade se revela como expressão do amor “ágape”, que é o amor-doação, aquele que sai de si em benefício do outro sem esperar recompensa ou reconhecimento.

A caridade se materializa em ações de auxílio e doação ao próximo, sejam elas materiais ou imateriais, revelando o amor e o cuidado para com o outro, sem julgamentos ou segundas intenções.

FONTES:

19 de julho: Há mais de meio século, Dia da Caridade era instituído no Brasil | União Espírita Mineira (uemmg.org.br)

A mais sublime forma de caridade é querer bem ao outro! – CNBB

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente