Data marca a sanção da Lei 2.800, a Lei Mater dos Químicos, à época da presidência Juscelino Kubitschek
O dia de 18 de junho foi designado como o “Dia Nacional do Químico” devido à assinatura, nesta data, no ano de 1956, da Lei Nº 2.800, também conhecida como “Lei Mater dos Químicos”, pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Com o advento da referida norma, foram instituídas importantes inovações, tais como relevantes disposições acerca do exercício da profissão de Químico e as criações dos Conselhos de Química (Conselho Federal de Química – CFQ e os Conselhos Regionais de Química – CRQ’s).
Dessa maneira, os químicos não só deixaram de ser uma classe praticamente desconhecida em nosso país, como também passaram a atuar mais ativamente no progresso tecnológico, melhorando a qualidade dos produtos nacionais.
Em tempos onde os cidadãos estão pensando e agindo de forma cada vez mais individualizada, datas comemorativas representam momentos importantes de conscientização e de coletivização, onde segmentos da sociedade celebram, lutam, discutem e referenciam momentos importantes, passagens históricas ou fatos marcantes que os identificam. Para uma parcela singular da sociedade, hoje é uma destas datas especiais, onde se comemora uma das mais belas profissões e certamente um dos mais belos ramos do conhecimento humano. Diante de tantos desafios, os químicos merecem que esta seja uma data para o reconhecimento desse profissional e de sua importância para a sociedade.
Fontes: (site SBQ e Brasil Escola).
FONTES:
https://www.iq.ufrj.br/informes/dia-18-de-junho-dia-do-quimico/
https://quimica.ufg.br/n/107199-comemoracao-dia-do-quimico
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir