15 de junho: Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Neste 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

 

O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Com o avanço da medicina e das políticas e programas voltados para a saúde do idoso no mundo, verifica-se um aumento da expectativa de vida e, com isso, um crescimento da população com faixa etária maior que 60 anos. Na cidade de Lins, cerca de 15% da população tem mais de 60 anos. A porcentagem é quase o dobro da média nacional, que é de 8,5%.

A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. A negligência, por exemplo, foi à principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos. 

Em 2014 representou 76,3% das denúncias recebidas pelo serviço Disque 100 – da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O descuido é caracterizado pela omissão dos familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social da população a partir dos 60 anos. 

Portanto, a negligência se caracteriza de diversas formas, como privação de medicamentos, alimentação, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor, entre outras.

FONTES:

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta terça —

 Senado Notícias

15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa — Português (Brasil) (www.gov.br)

Dia Mundial de Conscientização da… (lins.sp.gov.br)

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente