Neste 15 de julho é celebrado o Dia Nacional do Pecuarista, que trabalha com a pecuária (criação de gado)
Neste 15 de julho é comemorado o Dia do Pecuarista. A data celebra o trabalho daqueles que se dedicam ao cuidado, manejo, alimentação, saúde, qualidade, reprodução e bem-estar dos animais, além de serem responsáveis pela produção de carne, leite, queijos e alimentos em geral.
A pecuária é, hoje, um dos setores mais importantes para a economia do país, tornando o Brasil um dos maiores exportadores de carne bovina e empregando mais de um milhão e meio de pessoas.
Pecus em latim significa “gado”. A palavra tem a mesma raiz de “pecúnia” (moeda, dinheiro). Na antiga Roma, os animais criados para abate também eram usados como reserva de valor.
A criação de gado é uma das mais velhas atividades conhecidas, resultado do aperfeiçoamento do trabalho dos caçadores-coletores, que já existiam há cerca de 100.000 anos, quando aprenderam a aprisionar os animais vivos para posterior abate. Posteriormente perceberam a possibilidade de administrar a sua reprodução. Nos primeiros estágios da pecuária, o homem continuava nômade, e na maioria das vezes conduzia seus rebanhos domesticados em suas perambulações, já não procurando a caça, mas sim novas pastagens para alimentar o rebanho.
A ciência da criação de animais chama-se Zootecnia e é ensinada em muitas universidades e faculdades, principalmente em áreas rurais.
FONTES:
15 de Julho – Dia do Pecuarista (capistrano.ce.gov.br)
Pecuária – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir