Vaquinha eleitoral-virtual

Crédito da foto: CanvaDesde ontem, 15, que os candidatos foram autorizados a recorrer aos eleitores, por meio da Internet, para conseguir recursos destinados à campanha de cada um. A arrecadação é feita por meio de empresas dedicadas a esse tipo de procedimento, chamadas crowdfunding.

Para o caso das eleições, a arrecadação de fundos para candidaturas está sendo chamada de “vaquinha virtual” ou “vaquinha eleitoral”.

As empresas, que já faziam esse tipo de coleta de recursos pela Internet, mais precisamente a artistas, escritores e promotores de eventos em geral, estão tendo que se credenciar junto ao Tribunal Superior Eleitoral para que possam servir aos candidatos.

Agora, tem alguns detalhes. O primeiro é que esse dinheiro que está sendo arrecadado, agora, desde ontem, somente poderá ser utilizado pelos candidatos a partir de 15 de agosto, quando começa a campanha oficialmente. Até lá, os recursos não são liberados.

Outro detalhe. E se a pré-candidatura acabar não sendo confirmada, todo o dinheiro que foi arrecadado deve ser devolvido aos colaboradores.

O procedimento, além de arrecadar dinheiro, serve para os candidatos medirem o grau de envolvimento dos eleitores com suas campanhas, sendo, também, um momento importante para a divulgação das candidaturas. É assim, também, que está sendo vista a “vaquinha eleitoral-virtual” que começou, ontem.

Sérgio Botêlho

You may also like

Comente

Up ↑

%d bloggers like this: