01 de março de 1290: nasce a Universidade de Coimbra

506views

Mais antiga instituição universitária portuguesa, e uma das mais antigas do mundo, a Universidade de Coimbra é criada em Lisboa

Universidade de Coimbra
Reprodução do vídeo promocional da instituição “Venha Estudar para a Universidade de Coimbra”

Ainda dentro do período que marcou a primeira dinastia do Reino de Portugal, a Dinastia Afonsina ou de Borgonha, o dia primeiro de março marca o aniversário da Universidade de Coimbra, que, no entanto, foi instalada, inicialmente, em Lisboa.

Por sinal, durante os primeiros séculos de sua existência a sede da instituição existiu entre Lisboa e Coimbra várias vezes. Nesse processo, a instituição somente foi instalada definitivamente em Coimbra no ano de 1537.

D. Dinis

A criação do Estudo Geral Português se deu com a assinatura do documento “Scientiae thesaurus mirabilis”, por D. Dinis (1 de Março), confirmado pela bula “De statu regni Portugaliae” do papa Nicolau IV (9 de Agosto), com as Faculdades de Artes, Direito Canónico (Cânones), Direito Civil (Leis) e Medicina.

Foi no Paço Real da Alcáçova, mais tarde Paço das Escolas, que se concentraram todas as Faculdades da Universidade de Coimbra – Teologia, Cânones, Leis e Medicina. 

Évora

Historicamente, o ensino superior português somente teria outra instituição universitária no ano de 1559, quando entra em funcionamento em Portugal uma universidade jesuítica, a Universidade de Évora (no Alentejo, província no sul do país).

Progresso europeu

Com a criação do Estudo Geral Português, o Reino de Portugal buscava acompanhar o progresso que vinha ocorrendo na Europa, uma vez que ainda se configurava como uma sociedade agrária.

Enquanto isso, os demais europeus viviam o renascimento do Século XII, configurado pela evolução das cidades e consequente avanço do processo de urbanização e de melhorias sociais e culturais, basicamente desconhecidos em Portugal.

Com uma importante herança histórica, a Universidade de Coimbra celebrou em 2020 os seus 730 anos. Contando com um património material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica europeia e mundial, é desde 2013 Património Mundial da UNESCO.

Fontes: 

Marcos históricos, séculos XIII e a XVI

História da Universidade

HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NOS SÉCULOS

XIII, XIV E XV E SUA RELAÇÃO COM AS UNIVERSIDADES

MEDIEVAIS

Vídeos:

Venha estudar para a Universidade de Coimbra

 

You may also like

Comente