• 55 61 982648031
  • sergiobotelho@paraondeir.blog

Unesco foi criada em 16 de novembro de 1945, pela paz

Unesco

Unesco foi criada em 16 de novembro de 1945, pela paz

Em busca de paz e prosperidade, foi por isso que o mundo criou em 16 de novembro de 1945 a Unesco. A saber: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O feito histórico aconteceu em Londres, após 16 dias de reunião.

Nesse dia, 37 países assinaram a carta que estabeleceu a organização. Quase um ano depois, em 04 de novembro de 1946 o documento entra em vigor. Dessa maneira, aos poucos, o mundo, ainda horrorizado com o terror da Segunda Guerra, mostrava-se decidido a superá-la.

Educação

Então, com a Unesco, os países comprometidos com uma nova cultura baseada na paz se organizaram. Primordialmente para nostrar que o único meio para isso seria a Educação. De fato, três anos depois, em 1948, a Unesco recomendou aos países membros a adoção do ensino primário obrigatório.

Já em 1968, a Unesco adota a preservação ambiental como exigência para o desenvolvimento. Portanto, ficava definido que o desenvolvimento teria de ser sutentável. Ou seja: desenvolver, mas também preservar o maio ambiente. Afinal, um conceito que  hoje move consciências de milhões de seres humanos e de governos.

Um ano depois, a Unesco investe pesado contra o racismo, buscando desmoralizar as teses científicas que o sustentam. O documento: Declaração sobre a Raça e os Preconceitos Raciais. O racismo perde o discurso justificador.

Patrimônio histórico

Antes disso, a Unesco já havia incluído a preservação do patrimônio histórico entre suas incumbências. Em 1972 é adotada a Convenção sobre a Proteção Mundial, Cultural e Natural. Em 1976, é criado o Comitê do Patrimônio Mundial.

Já em 1997, buscando a preservação dos direitos humanos, e tendo em vista os avanços das pesquisas sobre genética, a Unesco estabelece a Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos.

“Todas as pessoas têm direito ao respeito da sua dignidade e dos seus direitos, independentemente das respetivas características genéticas”, diz um dos dispositivos do artigo 2º do documento.

O outro dispositivo do mesmo artigo 2º, complementa: “Essa dignidade impõe que os indivíduos não sejam reduzidos às suas características genéticas e que se respeite o carácter único de cada um e a sua diversidade.”

Na passagem de mais um aniversário da constituição da Unesco, é fundamental o apoio de todos os democratas e amantes do respeito aos direitos humanos. É assim que estamos escrevendo mais um capítulo dessas memórias de cada dia, do Para Onde Ir.

(Sérgio Botêlho) 

Related Posts
Brasília: patrimônio cultural do mundo inteiro há 32 anos
A transferência da capital do Brasil ao interior era projeto de Estado ainda à época do país como colônia portuguesa. O objetivo tinha a ver com segurança e, também, com ...
READ MORE
Brasília: patrimônio cultural do mundo inteiro há 32

Sérgio Botêlho

Jornalista

One thought on “Unesco foi criada em 16 de novembro de 1945, pela paz

Unesco se firma: 11 de dezembro de 1946 é mais uma data significativaPublicado em  6:53 am - dez 11, 2019

[…] em 16 de novembro de 1945, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-Unesco, é […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Ajuda?
Olá!
Mande as ordens!
%d blogueiros gostam disto: