Unesco foi criada em 16 de novembro de 1945, pela paz

Em busca de paz e prosperidade, o mundo criou em 16 de novembro de 1945 a Unesco: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Em busca de paz e prosperidade, foi por isso que o mundo criou em 16 de novembro de 1945 a Unesco. A saber: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O feito histórico aconteceu em Londres, após 16 dias de reunião.

Nesse dia, 37 países assinaram a carta que estabeleceu a organização. Quase um ano depois, em 04 de novembro de 1946 o documento entra em vigor. Dessa maneira, aos poucos, o mundo, ainda horrorizado com o terror da Segunda Guerra, mostrava-se decidido a superá-la.

Educação

Então, com a Unesco, os países comprometidos com uma nova cultura baseada na paz se organizaram. Primordialmente para nostrar que o único meio para isso seria a Educação. De fato, três anos depois, em 1948, a Unesco recomendou aos países membros a adoção do ensino primário obrigatório.

Já em 1968, a Unesco adota a preservação ambiental como exigência para o desenvolvimento. Portanto, ficava definido que o desenvolvimento teria de ser sutentável. Ou seja: desenvolver, mas também preservar o maio ambiente. Afinal, um conceito que  hoje move consciências de milhões de seres humanos e de governos.

Um ano depois, a Unesco investe pesado contra o racismo, buscando desmoralizar as teses científicas que o sustentam. O documento: Declaração sobre a Raça e os Preconceitos Raciais. O racismo perde o discurso justificador.

Patrimônio histórico

Antes disso, a Unesco já havia incluído a preservação do patrimônio histórico entre suas incumbências. Em 1972 é adotada a Convenção sobre a Proteção Mundial, Cultural e Natural. Em 1976, é criado o Comitê do Patrimônio Mundial.

Já em 1997, buscando a preservação dos direitos humanos, e tendo em vista os avanços das pesquisas sobre genética, a Unesco estabelece a Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos.

“Todas as pessoas têm direito ao respeito da sua dignidade e dos seus direitos, independentemente das respetivas características genéticas”, diz um dos dispositivos do artigo 2º do documento.

O outro dispositivo do mesmo artigo 2º, complementa: “Essa dignidade impõe que os indivíduos não sejam reduzidos às suas características genéticas e que se respeite o carácter único de cada um e a sua diversidade.”

Na passagem de mais um aniversário da constituição da Unesco, é fundamental o apoio de todos os democratas e amantes do respeito aos direitos humanos. É assim que estamos escrevendo mais um capítulo dessas memórias de cada dia, do Para Onde Ir.

(Sérgio Botêlho)

Um comentário em “Unesco foi criada em 16 de novembro de 1945, pela paz

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.