E MAIS: Esgrima brasileiro treina para as Olimpíadas na Itália. Direito ao esquecimento é barrado no STF. Igrejas em terrenos públicos estão próximas da regularização no DF.
🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_
*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 52, de 12.02.2021
Setor de Serviços deve ter forte queda em 2021
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu de 3,7% para 3,5% a expectativa de crescimento do volume de receitas dos serviços, em 2021. A estimativa tem como base os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de dezembro do ano passado, divulgada nesta quinta-feira (11/02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Especificamente com relação ao Turismo, a tendência é que o faturamento real do setor encolha 9,7% neste ano, com perspectiva de volta ao nível pré-pandemia no segundo trimestre de 2023, segundo a CNC.
Esgrima brasileiro treina para as Olimpíadas na Itália
Na reta final da busca pelas vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Itália tornou-se uma inspiração e um trunfo para fazer a diferença nos momentos decisivos para a esgrima brasileira. Um dos países mais tradicionais na modalidade no mundo, o país europeu forma atletas de alta qualidade e conta com uma vasta coleção de medalhas. Uma delas, Nathalie Moellhausen, se naturalizou brasileira e conquistou o título mundial de espada em 2019. Atual número 2 do mundo, é nome certo em Tóquio e deve brigar por medalhas para o Brasil.
Direito ao esquecimento é barrado no STF
Por decisão majoritária, nesta quinta-feira (11), o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que é incompatível com a Constituição Federal a ideia de um direito ao esquecimento que possibilite impedir, em razão da passagem do tempo, a divulgação de fatos ou dados verídicos em meios de comunicação. Segundo a Corte, eventuais excessos ou abusos no exercício da liberdade de expressão e de informação devem ser analisados caso a caso, com base em parâmetros constitucionais e na legislação penal e civil.
Igrejas em terrenos públicos estão próximas da regularização no DF
O governador Ibaneis Rocha enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um Projeto de Lei Complementar que altera artigos da LC 806, de 12 de julho de 2009. A leitura em plenário foi realizada na tarde desta quarta-feira (10). O PLC irá facilitar, entre outras coisas, a regularização de centenas de templos religiosos edificados em terrenos públicos de propriedade da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) ou do DF.
Minas terá carnaval online
O Carnaval 2021 vai ser diferente do que os mineiros – e os milhares de turistas que costumam visitar o estado nesta época – estão acostumados. Nada de folia ou blocos de rua. Autoridades não autorizaram a festa para conter a pandemia de covid-19 e evitar mais contaminações, buscando preservar a saúde e a segurança das pessoas. Com bom humor e criatividade, entretanto, várias iniciativas no estado buscam oferecer programações temáticas para que seja possível curtir o Carnaval em casa com a família ou ter opções de entretenimento sem causar aglomeração. Os espaços culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por exemplo, estarão abertos à visitação durante o Carnaval, mas seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Minas Consciente.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 11, em alta de 0,73%, a 119.300 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,32%, a R$ 5,39.