Museu da Cidade de João Pessoa distingue empresas que fazem parte da história da capital com Selo Patrimônio da Cidade
O Museu da Cidade de João Pessoa, pertencente ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Seult-PB), inicia, nesta quarta-feira (24), a entrega das placas comemorativas do Selo Patrimônio da Cidade a empresas e instituições que fazem parte da história da Capital, sobretudo nos setores comercial e de serviço.
SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS DE JOÃO PESSOA – SAIBA ALGUMAS DELAS CLICANDO AQUI
O Selo faz parte das comemorações aos 473 anos de fundação de João Pessoa. Cada empresa homenageada terá uma placa, em material inox, comemorativa à data, destacando o seu envolvimento histórico no desenvolvimento e cotidiano da cidade.
GRATUITAMENTE, CLICANDO AQUI, BAIXE O E-BOOK DAS PRAIAS DE JOÃO PESSOA
A homenagem — uma proposição do Museu da Cidade e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) — destaca empresas genuinamente pessoenses e que têm “a cara da cidade”, como diz o coordenador do Museu, o artista plástico Dyógenes Chaves.
“Alguns destes empreendimentos têm mais de 40 anos de história, servindo ao povo de João Pessoa. São empresas que resistem ao tempo e às dificuldades. Consideramos a outorga do Selo de Patrimônio da Cidade de João Pessoa como um reconhecimento, um carinho àqueles que fazem nossa cidade e o seu desenvolvimento”, argumenta.
Entrega simbólica – No último dia 13, houve uma solenidade para marcar o início dessa outorga, na Livraria do Luiz, uma das empresas escolhidas, que recebeu simbolicamente o selo e a placa.
Na ocasião, o secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, falou sobre a homenagem e a importância de ações que reforcem a memória histórica.
O Museu – O MCJP fala do passado, mas também registra o presente, o cotidiano da Capital e de seu povo, com a realização de exposições temporárias e permanentes em suas dependências — usando tecnologia, o que torna o espaço interativo.
Neste ano, a Praça da Independência, localizada na mesma área onde está o Museu da Cidade de João Pessoa, completa 100 anos e as comemorações do centenário se fundem com a construção deste palacete (que é de 1924) onde o presidente João Pessoa já residiu e que abriga hoje o Museu da Cidade.
O agendamento de visitas pode ser feito pelo e-mail: museudacidade.jpa@gmail.com. Mais informações, visite o site: museudacidadejpa.com.br
Horário especial – Além da entrega do Selo, para lembrar a data de fundação da cidade, 5 de agosto, o Museu Cidade de João Pessoa tem uma programação especial durante toda sexta-feira, que funciona em horário especial — das 10h às 20h. A partir das 17h, uma iluminação decorativa vai realçar a beleza da edificação quase centenária que abriga o Museu.
As empresas destacadas
- Restaurante Cassino da Lagoa
- Gráfica JB
- Gráfica Santa Marta
- Soteca
- Restaurante Classic
- Mundial Lanches
- Livraria do Luiz
- Galeria Gamela
- Funerária S J Batista
- Promac Volkswagen
- Appetito Trattoria
- Loja Tio Patinhas
- Gordo do Carburador
- Rest Tábua de Carne
- Rest Convivio Bar
- Padaria Flor das Neves
- Farmácia de Arnaldo
- Casa das Molduras
- Flora Falcone
- Paris Perfumaria
Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho, com informações da Secom-PB