Sérgio Botelho – A rua Amaro Coutinho, na parte baixa da cidade — que homenageia um paraibano revolucionário de 1817, por isso, morto e esquartejado em Recife, a mando da Coroa Portuguesa —, já foi chamada de Rua do Portinho.
Hoje, ela começa na atual rua Padre Azevedo, de frente para a lateral do quartel do I Batalhão da Polícia Militar, antigo Quartel de Primeira Linha, e termina na Rua da República, de frente para a Praça do Trabalho (ou da Pedra).
Como corre paralela, e à certa distância, do rio Sanhauá, é de se estranhar a original denominação Rua do Portinho. Quem esclarece a dúvida é Walfredo Rodrigues, no seu nuclear Roteiro Sentimental de uma Cidade, à disposição na internet.
Naquela área onde hoje se localiza a Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Juca Pontes, na Francisco Londres, de frente para a Irineu Pinto, existia o Sítio Portinho do Sanhauá, pertencente à família Hardman. A rua do Portinho servia como um dos caminhos possíveis.
No detalhe, o sítio era um local frequentado, inclusive servindo à higiene pessoal e ao lazer. É que lá existiam umas cacimbas apropriadas a banhos. Apenas, como eram particulares, seus proprietários costumavam cobrar pelo uso.
Em 1853, parte do referido sítio foi aforado, pelos seus donos, à Fazenda Provincial. O objetivo era a construção da Cadeia Nova, justamente o prédio que, depois de cadeia, Secretaria de Viação e Central de Polícia, acabou requalificada para servir à atual Escola Técnica de Arte.
A Cadeia Nova substituía a mais antiga ainda Casa de Câmara e Cadeia, na atual Praça Rio Branco, e o Boa Sentença, por sua vez, o cemitério que existia na vizinhança da Igreja da Misericórdia, da Santa Casa, na Duque de Caxias.
Era a cidade se instalando, na medida das possibilidades.
(Foto da antiga Central de Polícia, que virou Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Juca Pontes)
*Sérgio Botelho, jornalista, escritor e memorialista.
Discover more from Parahyba e Suas Histórias
Subscribe to get the latest posts sent to your email.

