Relação saneamento com educação e economia; gastos com Defesa

Relação saneamento com educação e economia; gastos com Defesa. Estes são alguns dos destaques econômicos da grande mídia, neste domingo, 01 de março de 2020.

📃 Destaques do dia:

“Bolsonaro privilegia gasto militar no 1º ano no cargo. Defesa teve o maior reforço de caixa, e seu orçamento subiu 10,9% ante 2018.” Manchete de capa da Folha.

“Saneamento precário afeta de nota do Enem a turismo. Desequilíbrio na cobertura de água e esgoto amplia desigualdade.” Manchete de capa do O Globo.

“Ancelmo Gois: Quem trabalha mais horas por semana no Brasil? E quem trabalha menos? Com base na PNADC, do IBGE, a consultoria IDados chegou à seguinte conclusão: os empregadores (quem explora seu próprio negócio, com pelo menos um empregado) trabalham 45,3 horas semanais. São dez horas a mais de carga horária do que a jornada de trabalho do setor público, com 34,5 horas em média por semana.” Destaque de capa do O Globo.

“Bernardo Mello Franco: Vale-tudo em terras indígenas. A retórica de Jair Bolsonaro e a omissão de Sergio Moro fizeram aumentar a ousadia dos invasores de terras indígenas..” Destaque de capa do O Globo.

“Cinco recantos ainda secretos do Parque Nacional da Tijuca. Parque nacional mais visitado do país, onde ficam o Cristo e a Vista Chinesa, tem recantos pouco conhecidos.” Destaque de capa do O Globo.

“Após 1ª morte, EUA restringem viagens. Ao todo, 58 locais já relataram o Covid-19. Vírus infectou pelo menos 79.394 pessoas, das quais 2.838 morreram.” Destaque de capa do Estadão.

“Ações da Eucatex, de Maluf, vão ser leiloadas. Medida faz parte do processo para reaver US$ 230 milhões que Maluf teria desviado.” Destaque de capa do Estadão.

“Adolescente alemã surge como a ‘anti-Greta’. Naomi Seibt vira estrela da direita que duvida que o homem seja culpado pelo aquecimento global. ” Destaque de capa do Estadão.

“Países bálticos viram celeiro de startups. Após 50 anos de socialismo e economia baseada no agronegócio, bloco de nações formado por Estônia, Lituânia e Letônia aposta na tecnologia – e em especial, nas fintechs – para ganhar relevância global e reter talentos no próprio território.” Destaque de capa do Estadão.

“Celso Ming: Há coisa bem mais grave no mercado de trabalho do que o crescimento de atividade informal. ” Destaque de capa do Estadão.

“Dar prejuízo não é ilegal, diz presidente do BNDES.” Destaque de capa da Folha.

“Asfaltada, BR-163 impulsiona a soja, mas estrada continua precária.” Destaque de capa da Folha.

“Um mar de plástico. Em cinco anos, ONG retira 30 toneladas de lixo de área mais preservada da Baía.” Em O Globo.

“Projeto de nova regulação ainda precisa do aval dos senadores. Aprovado na Câmara, novo marco do saneamento deve ser votado em março.” Em O Globo.

“Susep lança ranking de reclamações de seguradoras. Ferramenta, que entra no ar hoje, cria índice a partir da ponderação de número de queixas e participação de mercado.” Em O Globo.

“‘Tensão entre Executivo e Legislativo dificulta reformas’. Sócia da Tendências Consultoria avalia que falta de coordenação política atrapalha avanço de proposta tributária e não descarta alta de 1,5% do PIB este ano.” Em O Globo.

“O ti-ti-ti da venda porta a porta agora é pela web. A escolha de produtos por revistas dá lugar a um negócio focado no mundo digital. Empresas investem em tecnologia para aumentar a produtividade, criam vitrines virtuais e usam robôs para resolver pendências entre companhias e revendedoras.” Em O Globo.

“A beleza é orgânica, vegana, natural e não maltrata os animais. A tendência ‘Go Green’ mostra que consumidor está cada vez mais consciente e criterioso na compra de cosméticos.” Em O Globo.

“Pequenos empresários também investem na produção verde. Bióloga que fazia sabonetes como hobby cria empresa de orgânicos artesanais.” Em O Globo.

“Médias avançam no setor imobiliário. Crise de grandes construtoras e incorporadoras abre espaço para empresas de menor porte, que atraem atenção de fundos de investimento. ” No Estadão.

“Coronavírus pode atrasar plataformas. Petrobrás terá perdas de US$ 10 milhões por dia se embarcações do pré-sal, encomendadas na Ásia, chegarem com atraso. ” No Estadão.

“Transporte aéreo perde espaço nas exportações e importações do País. Recuo é reflexo da queda nas vendas externas da indústria e maior concentração em produtos básicos. ” No Estadão.

“‘A situação está se normalizando na China’. Para economista, país vai adotar políticas para estimular economia após impacto do coronavírus, com benefício para o Brasil. ” No Estadão.

“Com coronavírus, indústria chinesa tem pior contração. Instituto diz que atividade fechou em 35,7 pontos em fevereiro, o menor da história e bem abaixo das previsões mais pessimistas. ” No Estadão.

“Affonso Celso Pastore: Infraestrutura, entre acertos e erros. Uma das razões para a baixa produtividade da economia brasileira é a precariedade de nossa infraestrutura.. ” No Estadão.

“Edu Paulo Leme: Câmbio automático. O comportamento da taxa de câmbio é um assunto técnico, mas que desperta acaloradas discussões políticas. ” No Estadão.

“YouTube vira canal de apostas para profissional turbinar carreira. Com vídeos para desburocratizar profissões como direito, influenciadores se projetam no mercado. ” No Estadão.

“Coronavírus deve afetar da Zona Franca de Manaus à 25 de Março.” Na Folha.

“Bosh diz que coronavírus preocupa, mas ainda não impacta indústria.” Na Folha.

“Brasil tem importação recorde de agrotóxicos no primeiro ano de Bolsonaro.” Na Folha.

“Venda de fatia da Oi cria impasse no leilão do 5G.” Na Folha.

“Vinicius Torres Freire: Salário não cresce faz um ano e ainda pode pegar coronavírus.” Na Folha.

“Brasil perdeu ímpeto na educação, diz diretor da OCDE.” Na Folha.

📃 Editoriais do dia:

“Pobres na fila. Governo Bolsonaro erra ao poupar no Bolsa Família, enquanto cede a militares.” Editorial da Folha.

“Lacalle Pou precisa unir o Uruguai em torno da estabilidade econômica. Foco prioritário do novo presidente tem o objetivo de preservar o país com ‘grau de investimento’.” Editorial do O Globo.

“Negociações sobre tributação digital. A falta de consenso sobre tributação digital aumenta o risco de que surjam ações unilaterais.” Editorial do Estadão.

“O empuxo do setor imobiliário. Balanço do crédito confirma construção civil como possível motor dos negócios.”. Editorial do Estadão.

Bolsa de Valores:

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não abre nos finais de semana.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.