Princesa Isabel respira história por todos os poros da cidade

Cidade que já foi proclamada território livre, Princesa Isabel, na Paraíba, foi cenário de episódios históricos nacionalizados

420views

Cidade que já foi proclamada Território Livre, Princesa Isabel, na Paraíba, foi cenário de episódios históricos nacionalizados

Caminhar pelas ruas de Princesa Isabel provoca inevitavelmente uma vibração diferente. Principalmente, se o cidadão souber um pouco da história daquela cidade paraibana do semiárido, na região da Serra do Teixeira.

Princesa Isabe.
Crédito da foto: Câmara Municipal de Princesa Isabe.

Um dia, as oligarquias locais, sob o comando do mítico coronel José Pereira, em confronto com o governo da Paraíba, na presidência de João Pessoa, estabeleceram que a partir de então (a data foi 28 de fevereiro de 1930) ficava estabelecido o Território Livre de Princesa, vinculado diretamente ao governo federal, com sede no Rio de Janeiro.

Não é preciso dizer o banzé que a proclamação unilateral provocou nas hostes políticas do estado e do país. O fato é que a guerra estabelecida a partir daí foi ruidosa e sangrenta, terminando com a derrota dos revoltosos, a partir de decisão do então presidente da República, Washington Luiz, que nutria certa simpatia pela causa de Princesa, o que somente aconteceu após a morte de João Pessoa, em julho de 1930, por outros motivos.

Repercussão

O fato, contudo, não passou em brancas nuvens tanto no plano nacional quanto no internacional. O Território Livre de Princesa, que na época abrangia as áreas dos atuais municípios de São José de Princesa e Manaíra, foi notícia no mundo inteiro.

A partir de então, não são poucas as linhas já escritas em artigos históricos e livros, na imprensa nacional e internacional, afora produções cinematográficas, que retratam a também chamada Guerra de Princesa. Lembrando que a República de Princesa, como é exaltadamente chamado o Território Livre de Princesa, teve seu próprio hino e bandeira, afora ministros.

Além das emanações e dos prédios históricos, visitar Princesa Isabel representa o contato direto e inesquecível com a Serra do Teixeira, e o Pico do Papagaio, ponto mais alto da região, de onde é possível vislumbrar um cenário natural bastante singular, na Paraíba.

Viagem inesquecível!

Videos:

 

 

 

 

You may also like

Comente